A Raríssima Yamaha de Eddie Van Halen

Em 1980, a Yamaha Guitars criou uma variação das suas Super Flighter, com um único pickup e ponte tremolo, cujo protótipo cedeu a Eddie Van Halen. Eis o que sabemos acerca desse raríssimo instrumento.

A SF3000 era o modelo de gama mais baixa da segunda geração destas guitarras da Yamaha, mas foi provavelmente a mais singular em termos de design. Sendo o primeiro e único com apenas um pickup, bem como uma ponte de tremolo, isto apelou a uma audiência de clientes não previamente visada pelos modelos Super Flighters da marca nipónica.

As diferenças mais óbvias para os originais, além da forma, estão a simplicidade da electrónica. Equipada com um único “F-III” da Yamaha Guitars, esta parece ser uma concorrente directa da Les Paul Junior. Desde 1980, todas as Super Flighters tinham uma opção coil tap, pelo que a SF3000 ainda preserva esse elemento de versatilidade sónica, mesmo com um único PU.

Outra característica única está no hardware, a supracitada ponte tremolo. Todas as outras guitarras Super Flighter (SF500, SF700, etc) estavam equipadas com uma ponte tune-o-matic fixa, pelo que esta era obviamente uma estratégia da Yamaha para chegar ao maior número possível de exigências do mercado.

É coisa verdadeiramente rara dar de caras com uma SF3000 (esteja ela em que condição estiver). Foram produzidas muito, muito poucas e, originalmente, tratando-se de guitarras bem baratas, talvez nunca tenham sido encaradas seriamente pelo mercado de revenda e coleccionadores. A manutenção necessária para vender uma em boas condições resultaria num parco retorno financeiro. Pode especular-se dessa forma até porque a sua inquestionável raridade nunca elevou muito o seu valor.

Ainda assim, ao longo dos sete anos de produção dos modelos Super Flighters, a SF3000 é seguramente a mais distinta, não só pelas suas especifidades de electrónica e hardware, mas porque foi com uma dessas guitarras com que a Yamaha se posicionou na luta para conquistar o endorsement de Eddie Van Halen, naqueles primeiros anos em que os Van Halen editaram os primeiros álbuns e surgiu a Frankenstrat e antes do acordo entre o shredder e a Kramer.

Muitas marcas apresentavam protótipos a Eddie Van Halen e a Yamaha, reza a história, criou o primeiro protótipo da SF3000 para o seduzir a uma colaboração. O guitarrista meteu-lhe as fitas, tocou com ela uma noite – a 27 de Agosto de 1980, no Texas – e a guitarra nunca mais foi vista. Permanece por esclarecer se Eddie chegou a ficar com esse protótipo para si, mas é provável que não, pois no início dos anos 80 desfez-se de muito gear que acumulara até aí.

Leave a Reply