Tara Perdida Regressam ao Bairro de Alvalade

Os Tara Perdida revelaram um tema inédito. “Bairro De Alvalade” faz parte do alinhamento do próximo lançamento dos punk rockers nacionais, muito apropriadamente intitulado “Vida Punk”, que inclui algumas das suas canções mais emblemáticas agora cantadas por Ruka, guitarrista e um dos fundadores do grupo.

Esta canção nova é descrita como «verdadeiramente fiel ao percurso da banda, com uma mensagem de sabedoria do passado e confiança no futuro, e com a honestidade que a caracteriza». O single surge acompanhado por um vídeo-clip, gravado no local que lhe dá nome, onde os quatro artistas chegam num clássico Ford Capri vermelho – regressando, juntos, “à casa-mãe”. O tema foi gravado nos Generator Music Studios e produzido por Miguel “Vegeta” Marques. O vídeo foi filmado por Manuel Casanova e a iluminação ficou a cargo de Mário Rui Santos.

“Vida Punk”, editado a 17 de Março em formato digital e CD, é um tipo de best of que foi gravado como se de uma actuação ao vivo se tratasse; ou seja, sem artifícios — como o punk devia ser sempre. Em 2023, os Tara Perdida são compostos por Ruka na voz e guitarra, Tiago Silva na guitarra, Filipe Sousa no baixo e Kistos na bateria.

Formados em 1995, os Tara Perdida contam com nove álbuns de estúdio e centenas de concertos no currículo, tendo-se afirmado paulatinamente como instituição maior do punk rock português. Desde o primeiro ensaio a 10 de Junho de 1995, a banda lisboeta não mais parou, mantendo uma consistência invejável espelhada em discos como “Só Não Vê Quem Não Quer”, “É Assim”, “Lambe-Botas” ou “Nada A Esconder”. Tragicamente, a 23 de Março de 2014, perderam João Ribas, o seu emblemático vocalista e figura incontornável da cena punk nacional, vítima de doença respiratória.

No entanto, mesmo numa altura em que muitos pensavam que o projecto tinha chegado ao fim, souberam como reerguer-se com força redobrada. Com Tiago Afonso a ocupar o lugar de vocalista, voltaram à carga com a resiliência que já se lhes conhece e lançaram dois discos de longa-duração, “Luto” e “Reza”, em 2015 e 2019, respectivamente, que só tornaram ainda mais claro que não têm quaisquer dúvidas em relação ao caminho que querem continuar a percorrer. Um caminho que, em 2023, os leva de volta ao “Bairro de Alvalade”…

A foto da banda é da Rita Carmo.

Leave a Reply