O Miraculoso Orange Amp Detonator

Usar dois amps em simultâneo é um sonho que pode ser um pesadelo de concretizar, devido ao faseamento dos amps, sinais de polaridade invertida, o Diabo a sete. O Amp Detonator da Orange Amplifiers é uma solução prática, simples e de assinalável eficácia.

Não é apenas uma enorme diversão, mas também uma das melhores formas de conseguir sons mais poderosos em palco e em estúdio. Quem nunca o fez, pelo menos uma vez na vida, será mesmo guitarrista? Yup, estamos a falar de ligar dois amps em simultâneo ou alterná-los para usufruir plenamente das suas características individuais ou criar um mega paredão sónico. Todavia, fazer isto não é propriamente um conto de fadas, antes um monte de f*das.

Caixas ABY passivas/selectores de linha de má qualidade empurram o sinal da guitarra para baixo, degradando o som e tornando todo o exercício quase inútil. Para nem falar dos problemas de zumbido causados por saídas não isoladas. Por outro lado, os pedais ABY activos enão abundam e são, normalmente, bastante pesados.

É aqui que entra uma excelente solução que a Orange criou vai para sete anos, o Amp Detonator. Incluindo duas saídas com buffer, uma delas com um transformador de isolamento custom, é provavelmente o mais pequeno pedal ABY activo, com buffer e totalmente funcional, no mercado. Além disso, é o único comutador ABY activo que pode ser alimentado por uma bateria de 9V. Alternativamente, pode ser usado um adaptador 12V DC. Depois, internamente há um carregador no circuito capaz de duplicar a potência para 18V. Portanto, mais headroom e reduzida distorção harmónica.

A saída do transformador foi meticulosamente concebida para ser tão transparente quanto possível, enquanto ambas as saídas possuem a notável acção do buffer através de um circuito linear de baixo ruído. Isto permite ligar cabos de qualquer comprimento aos amplificadores sem perda de clareza e alterná-los silenciosamente. Afinal, o buffer de baixa impedância do sinal do Amp Detonator assegura que as frequências mais agudas de entrada são mantidas. É no Output B que surge um transformador isolado para eliminar o ruído do ground loop tão comum quando se usam amps simultaneamente. Essa saída de transformador, além da já referida transparência, corrige algumas características que, noutras caixas ABY, muitas vezes alteram o som.

Além disso, o Amp Detonator também tem um switch de polaridade para corrigir problemas de fase comuns entre amplificadores, mantendo o som forte e preenchido. Como podem calcular, se os amps estiverem fora de fase soam malíssimo. Aliás, mesmo que estejam em fase, tendo diferentes pedais ligados a cada amp pode inverter a polaridade do sinal, fazendo com que os sinais (ainda que os amps estejam salvaguardados) soem desfaseados. Este mecanismo to Amp Detonator trata do assunto.

Finalmente, o LED tricolor é uma característica útil, especialmente em cenários de parca iluminação, indicando num relance a sua configuração de comutação actual. Ade Emsley explica tudo isto no vídeo de introdução do Amp Detonator (em baixo). Mais info sobre este simples e engenhoso pedal na página oficial da Orange.

Leave a Reply