Orange Guitar Butler

Depois da aclamação da versão para baixo, a Orange apresentou o Guitar Butler. Um autêntico rig dentro deste pedal pré-amplificador.

Estávamos na antecâmara da Winter NAMM 2020 e a Orange Amplification apresentou o Bass Butler, um rig Bi-Amp em formato pedal. Portanto, o pedal divide o sinal do baixo, logo na entrada, em duas cadeias de sinal analógico completamente separadas e paralelas, tal como faz um bi-amp real, mas sem usar qualquer amplificador neste caso.

O pedal possui o canal “Clean” Bass que pode ser ajustado na sua compressão, EQs e volume. Um circuito de compressor óptico, controlos de som cut/boost e uma saída D.I. específica, com balanceamento e simulação de coluna, estão sempre disponíveis neste canal do pedal, que permite obter sons limpos de todos os tipos e feitios. No canal “Dirty” Guitar Channel temos cinco pequenos botões para Volume, Treble, Middle, Bass e Gain (com quatro estágios) e ainda a possibilidade de acrescentar um footswitch.  Este canal possui o mesmo tipo de saída D.I. que o Clean e também uma entrada jack para um pedal de expressão, para aumentar o controlo do gain. Aqui podem obter uma panóplia de sons, desde coisas com carácter vintage às estremecedoras distorções modernas.

Ambos os canais possuem saída XLR balanceada, que permite enviar o som do Bi-Amp intacto para a mesa de mistura. O Bass Butler também possui saída Amp, que passa uma mistura dos dois canais do pedal, criada com os controlos de volume, antes do simulador de coluna, por um jack 1/4”. Isto é perfeito para ligar o pedal na frente de sinal de qualquer amp de baixo. Esta configuração significa que o som de palco pode ser controlado de forma completamente independente daquilo que a audiência escuta ou então os outputs podem ser usados por si só, tal como num simples pedal pré-amp clássico.

Um switch “Ground Lift” elimina o ruído da ligação quando o Bass Butler está emparelhado a um PA e a um amp ao mesmo tempo. O pedal possui um resistente chassis em aço. O Bass Butler carregava a promessa de muita utilidade para qualquer baixista, o que se veio a confirmar e, depois de muita aclamação, a marca estreou afgora uma versão focada na guitarra eléctrica.

O Guitar Butler pode ser usado numa variedade de formas. A saíde 1/4” Amp pode ser enviada para um amplificador normal, como se fosse um pedal overdrive. Os resultados irão variar consoante o amplificador utilizado mas, uma vez que o Butler é um completo pré-amp, podem esperar uma overdrive bem pesadona no caso de a passarem num amp de reduzido headroom ou, já de si, com overdrive. Para garantir maior controlo, podem ligar a saída Amp a um power amp específico ou ao return de um FX loop e correr o Guitar Butler como o único estágio de pré-amp. Também podem usar esta unidade em ligação directa, pois há saída XLR balanceada com switch para ground lift. De resto, esta saída possui simulador de coluna e pode ser ligada directamente à mesa ou inetrface áudio. Por fim, há um loop de efeitos no caso de desejarem passar os efeitos após os estágios de gain do pré.

Tal como a versão para baixo, o Guitar Butler tem um canal limpo e um distorcido. O canal limpo tem controlo de gain e EQ de três bandas, enquanto no canal de distorção há ainda controlo de presença e dois master volumes. Estes dois volumes são alternados através do footswitch esquerdo. O footswitch direito alterna os canais. Mais info em orangeamps.com.

3 pensamentos sobre “Orange Guitar Butler

Leave a Reply