Kowalski DARK GENE

O Kowalski Dark Gene é um mini amp de high gain de construção boutique (com o circuito a válvulas construído point-to-point) e disponível em duas versões, RED e GREEN.

Há já mais de 10 anos que David Kowalski tem construído e reparado amps a válvulas em McAllen, Texas, mesmo em cima da fronteira com o México. Recentemente (2020/21), teve a sua própria grande ideia sob a forma do micro amplificador DARK GENE. Disponível nos modelos RED e GREEN, este mini cabeço disponibiliza meio watt de potência com compatibilidade para colunas de 4 a 16-ohm e se não os decibéis não parecem abundar, a forma como expreme gain soa gigantesca.

Com operação de classe A autêntica, o circuito DARK GENE disponibiliza duas 12AX7s para o pré-amplificador e uma 12AU7 para a potência de saída. É um circuito high gain, com ligações ponto por ponto artesanais manual (com componentes de elevada qualidade) e tão barato como um par de pedais. Para um design high gain, estes amplificadores são impressionantemente silenciosos.

O jack de saída ‘Preamp’ pode ser usado como drive para outros dispositivos e é ideal para integrar pedais de efeitos como reverbs, delays e simuladores de coluna. Fica protegido internamente quando se desliga a ficha de saída ‘Speaker’ no amplificador durante o funcionamento.

Há controlos para os EQs Treble e Bass e também para a resposta dinâmica da equalização (Sensivity). Há ainda dois controlos de Gain, sendo que o Gain 2 é um push-pull: apertá-lo activa o modo High Gain e o controlo actua como Master Volume, puxá-lo remove o Gain 2 do circuito e activa o modo Rhythm, com o Gain 1 a tornar-se o único volume. Há ainda um switch de três vias para servir de boost ao espectro de médios ou agudos.

Visualmente, os modelos RED e Green são virtualmente idênticos e apenas distinguidos pela coloração das luzes de operação e pelo seu carácter sónico. A marca descreve o RED, a construção original, como um pré de estilo blackface com uma secção de overdrive totalmente original. Já o modelo GRENN, surgido após imensos pedidos, aproxima-se de uma mistura entre um Plexi e um JCM800 e, portanto, mais focado nos médios e agudos. Possui outra diferença significativa. Aqui o Gain 2 não é um push-pull e opera apenas no modo High Gain/Overdrive.

Ou seja, o GREEN acaba por ser menos versátil que o modelo original, que podem ver/ouvir em acção nos players seguintes (sim, também aguenta com baixos). Mais detalhes no website oficial dos amps D. Kowalski.

Leave a Reply