Blackstar AMPED 2

A Blackstar Amplification apresentou o AMPED 2, versão de 100 watts do modelo original deste amp e pedal multiefeitos, carregado de características que o tornam numa das mais completas unidades portáteis para guitarra.

Quiçá, a melhor forma de descrever este produto seja chamar-lhe um rig completo, mas condensado numa unidade compacta e portátil. Não apenas porque o AMPED 2 é um amp de 100 watts em formato pedal, mas também pelo seu impressionante arsenal de funções e características que incluem efeitos integrados no circuito, conectividade USB e MIDI e um amplo espectro de dinâmicas de válvulas de potência. Desenhado para soar como um valvulado real, o controlo de resposta desta unidade emula a acção de EL34, 6L6s e EL84s. Todas com as tradicionais características de comportamento e breakup de um cabeço real a interagir com uma coluna.

Isto são traços herdados do modelo original, o AMPED 1, apresentado apenas há um par de meses atrás. Este novo design contém agora algumas funções que elevam a gama a outro patamar, desde logo o espectro dinâmico dos efeitos integrados no circuito, como Drive, Modulation, Delay e Reverb.

Logo na secção de Drive, há um switch que permite escolher entre os modos Boost, Drive e Fuzz. De modo similar, na secção Delay temos as opções Linear, Shimmer e Analogue, enquanto o sector de Modulation alterna entre Chorus/Flanger, Tremolo e Phaser – além dos controlos para definir o tempo, a profundidade e o nível dos efeitos. Também podem ser eleitos três carácteres de amplificação (USA, UK e Classic). Para lá do impressionante número de funções acrescentados ao novo modeolo, a Blackstar assegura que o AMPED 2 permanece extremamente intuitivo na sua utilização.

Há ainda soluções como o afinador cromático e a referida compatibilidade MIDI e USB, que permite integrar facilmente esta unidade em rigs ou pedalboards já estabelecidas. Há possibilidade de reduzir a potência a 1 watt e, de acordo com a marca, o AMPED 2 pode ser usado para alimentar uma coluna, ser ligado directamente ou ligado à entrada de um amp tradicional. Traduzindo, adequa-se a qualquer cenário: casa, estúdio, ensaios ou concertos.

Podem confirmar mais specs no artigo que dedicamos ao AMPED 1 e também visitar a página oficial da Blackstar Amplification para mais detalhes. Vale ainda a pena recordar que, em Dezembro passado, Thomas Blug acusou a Blackstar Amps de plagiar o design BluGuitars Amp1 na sua unidade Amped 1. O fundador da BluGuitar diz tratar-se de uma cópia descarada, afirmando que a fonte de alimentação é um autêntico roubo, tal como parte do power amp e destacando ainda as notórias semelhanças entre os nomes de ambos os produtos.

Leave a Reply