Blackstar AMPED 1

O Blackstar AMPED 1 é um autêntico amplificador de 100 watts em formato pedal, que opera com o software CabRig IR da marca e num amplo espectro de modos de resposta do power amp.

Capaz de várias simulações de power amps valvulados e de usar a mesma tecnologia de simulação de coluna da gama Dept. 10, o AMPED 1 pode ser usado como um cabeço de amplificação tradicional, ligado a qualquer coluna 8 ou 16 ohm que consiga suportar 100 watts. A unidade possui também um selector rotativo de redução de potência, que baixa para os 20 ou um watt. Depois, a resposta da secção do power amp, determinada por essa selecção, oferece bar aberto nas simulaçõesn de válvulas: KT88; 6L6; EL34; 6V6 e EL84.

Há também um modo linear que remove qualquer compressão às válvulas, para um som limpo e de amplo headroom. O pré-amplificador do circuito tem três canais: Flat, US e UK. O Flat foi concebido para quando se utiliza um pedal pré-amplificador externo ou um modelador para o som, oferecendo uma resposta clara e linear. O EQ de duas bandas é completamente transparente neste modo quando ambos os botões estão regulados para o “meio-dia”. O canal US é inspirado em «amplificadores americanos clássicos dos anos 60», de modo que se podem esperar sons limpos de estilo Fender. Já o canal UK, que tem um pouco mais de gain, está concebido para se entrosar bem com pedais, inspirando-se num «muito amado amplificador britânico de Classe A do início dos anos 60», com um «gain de baixo a médio no pré-amplificador, que pode ser utilizado limpo, mais caloroso ou com ligeiro overdrive».

Se preferires operar o AMPED 1 em ligação directa, há muitas opções. A unidade vem com o mesmo software CabRig que se encontra nos pedais de distorção Blackstar Dept. 10 e na série de amplificadores St. James. Isto proporciona alargadas formas de simulação DSP de uma coluna, com aprofundado controlo sobre o estilo do altifalante, o tipo de microfone e posicionamento e interacção de sala. Estão ainda disponíveis mais ferramentas de edição através da ligação da unidade via USB ao software Blackstar Architect. Os sons directos são acessíveis através de USB, úteis para gravação directa em DAW, ou de saída XLR.

Há outras características a destacar, como as duas saídas 9V DC – o que significa que o AMPED 1 pode servir como realimentador numa pedalboard pequena – loop de efeitos, selecção de presets por footswitch (para alternar rapidamente entre duas configurações) e conectividade MIDI, para integração total em rigs controlados digitalmente.

Mais detalhes em blackstaramps.com.

4 pensamentos sobre “Blackstar AMPED 1

Leave a Reply