Blackstar AMPED 3

A Blackstar aumentou a sua gama Dep.10 AMPED. A terceira versão deste poderoso amp e pedal multiefeitos é mais direccionada para as sonoridades mais pesadas. O foco do AMPED 3 é o gain.

A NAMM está de regresso para a edição de 2023. A mais importante exposição de instrumentos musicais do mundo decorre entre os dias 13 e 15 de Abril de 2023, no local tradicionalmente destinado à Winter NAMM, o Centro de Convenções de Anaheim, na área metropolitana de Los Angeles, Califórnia. Fender, Gibson e PRS, os maiores fabricantes de guitarras norte-americanos, não vão estar presentes na exposição. Todavia, há um universo gigante de marcas de enorme relevância e impacto e as novidades são para lá de muitas e, na sua maioria, excitantes, caso do AMPED 3.

Capaz de várias simulações de power amps valvulados e de usar a mesma tecnologia de simulação de coluna da gama Dept. 10, foi em Outubro de 2022 que chegou o AMPED 1 (abre novo separador), que pode ser usado como um cabeço de amplificação tradicional, ligado a qualquer coluna 8 ou 16 ohm que consiga suportar 100 watts. A unidade possui também um selector rotativo de redução de potência, que baixa para os 20 ou um watt. Depois, a resposta da secção do power amp, determinada por essa selecção, oferece bar aberto nas simulações de válvulas: KT88; 6L6; EL34; 6V6 e EL84. Logo em Janeiro passado, foi estreado o AMPED 2. Este novo design contém algumas funções que elevam a gama a outro patamar, desde logo o espectro dinâmico dos efeitos integrados no circuito, como Drive, Modulation, Delay e Reverb.

O Blackstar AMPED 3 é a terceira versão, passe a redundância, da crescente gama Dept.10 destes pedais/amps multi-channel de 100 watts. Há naturalmente semelhanças com os dois modelos anteriores, mas essencialmente é uma solução muito diferente dessas. O AMPED 3 está especificamente desenvolvido para as sonoridades mais pesadas, dotado de mais “cabedal” no gain e a marca descreve-o como «um dos circuitos de maior gain já criados pela Blackstar».

Onde o AMPED 2, por exemplo, possuía footswitches para triggers de modulação, delay ou reverb, o AMPED 3 descarta esses efeitos e ainda o afinador do circuito em favor de uma abordagem mais directa ao assunto, com os footswitches a activarem os canais Clean, Crunch ou Overdrive e ainda um footswitch para uma opção Boost, que pode ser definida para Pre ou Post. Ainda assim, o novo modelo retém um circuito Reverb, que pode ser ajustado para o carácter Dark ou Light e é activado também por footswitch e moldado por um botão de controlo. Além disso, cada canal possui um toggle switch para eleger o modo de operação: o Clean permite alternar entre Warm e Bright; O Crunch possui os carácteres Crunch e Super Crunch; e podem escolher entre OD1 e OD2 no canal Overdrive.

Nos controlos restantes encontramos os EQs tradicionais de Bass, Middle e Bass, mais o Gain e Volume e ainda Presence e Master. Os circuitos de Boost e Reverb, como referido, possuem os seus controlos específicos. O AMPED 3 também integra o circuito ISF, a tecnologia da Blackstar e que consiste no algoritmo de ajuste da amplificação (analógico) que permite ao aparelho soar a um amplificador de dimensão convencional. O ISF está conjugado com a tecnologia Blackstar CabRig, que permite alternar facilmente entre ligação a mesa FOH, auscultadores ou a um interface áudio sem passar por uma coluna e ainda ser usada com o software Architect para explorar inúmeras opções de emulação de colunas, micros e ajuste da respectiva captação.

Todavia, tal como nas anteriores versões, é a promessa de sons com o poder e resposta genuína de válvulas que mais atrai no AMPED 3. Nesta versão há três emulações de válvulas de secção de potência no pacote: EL84, EL34 e 6L6. Há também a possibilidade de atenuar a potência para um output de 1W, 20W ou usar os 100W.

No que respeita às opções de conectividade (essa moderna expressão), a flexibilidade desta stompbox é considerável: MIDI, DIs TRS e XLR em stereo e mono, respectivamente, USB-C para compatibilidade com interface áudio e integração com o software Architect. Há tambéms loop de efeitos para facilitar a integração numa hipotética pedalboard.

O Blackstar AMPED 3 já está no nosso mercado, com um preço entre os 580 e os 630 paus. Na Blackstar podem averiguar mais detalhes.

2 pensamentos sobre “Blackstar AMPED 3

Leave a Reply