O Blackstar Debut 50R é um amplificador de capacidades razoáveis para treino, para aqueles que não apreciam o aparato de recursos dos modelling amps, dono de potência considerável e com um preço bem apelativo.
A NAMM regressou para a edição de 2023. A mais importante exposição de instrumentos musicais do mundo decorreu entre os dias 13 e 15 de Abril de 2023, no local tradicionalmente destinado à Winter NAMM, o Centro de Convenções de Anaheim, na área metropolitana de Los Angeles, Califórnia. Fender, Gibson e PRS, os maiores fabricantes de guitarras norte-americanos, não estiveram presentes na exposição. Todavia, houve um universo gigante de marcas de enorme relevância e impacto e as novidades são para lá de muitas e, na sua maioria, excitantes.
A Blackstar Amplification trouxe duas novidades em pólos opostos. O AMPED 3 (abre em novo separador), a terceira versão deste poderoso amp e pedal multiefeitos mais direccionada para as sonoridades mais pesadas e com foco no gain. Portanto, um produto para quem sabe exactamente o que quer. Já o Debut 50R é um produto para quem está a iniciar-se e ainda não sabe bem o que precisa. Ainda assim, este pequeno amp é notavelmente versátil e capaz de “aguentar-se” quando o guitarrista começar a dar os seus primeiros concertos. É fabricado em dois esquemas visuais: Black/Biscuit Basketweave e Cream/Oxblood.
Vejamos, depois dos modelos Debut 10E e Debut 15E, o novo modelo já possui um arcaboiço de 50 watts e um circuito sem espalhafato. A marca diz que é ideal para os músicos principiantes que não são fascinados pelo aparato dos modeling amps e procuram um amp de entrada capaz de durar mais anos no seu rig. Por isso, o Debut 50R possui um alargado painel de controlos para evocar várias sonoridades.
Quando ligado, há dois canais disponíveis (Clean e Overdrive), controlados pelos potenciómetros de Gain e Volume, e um preset adicional (Clean Bright) para aumentar a sua amplitude de carácter. O seu som pode ser ajustado pela secção de EQ (Bass, Middle, Treble) e pelo controlo ISF, a patente Blackstar que consiste no algoritmo de ajuste da amplificação (analógico) e permite sons que se assemelham a outros amplificadores ou a modelos de maior potência.



Há ainda um circuito de reverb digital integrado no amp, com o respectivo controlo que determina o carácter (Plate ou Hall) do efeito usado. Também há um atenuador de potência que permite escolher operar o amp a 5 ou 50 watts. Outra característica de destaque trata-se da secção preamp, que incorpora um design MOSFET. De acordo com a Blackstar, este design permite obter um som de válvulas tão genuíno como do das válvulas reais.
Por fim, o combo integra um altifalante 12” da Blackstar, loop de efeitos, footswitch dual para alternar entre os canais do amp e um Line In que permite receber o som de dispositivos externos. O Line Out permite ligar auscultadores.
O Debut 50R vai chegar ao mercado a custar uns 250 dólares. Visita a Blackstar.