Electro-Harmonix & JHS Pedals: Lizard Queen

Partindo de um mockup da JHS Pedals que cativou Mile Matthews, a Electro-Harmonix criou o octa-fuzz Lizard Queen, com aquele som charmoso dos anos 70.

A NAMM está de regresso para a edição de 2023. A mais importante exposição de instrumentos musicais do mundo decorre entre os dias 13 e 15 de Abril de 2023, no local tradicionalmente destinado à Winter NAMM, o Centro de Convenções de Anaheim, na área metropolitana de Los Angeles, Califórnia. Fender, Gibson e PRS, os maiores fabricantes de guitarras norte-americanos, não vão estar presentes na exposição. Todavia, há um universo gigante de marcas de enorme relevância e impacto e as novidades são para lá de muitas e, na sua maioria, excitantes, caso do Lizard Queen.

Estávamos em Fevereiro de 2021 e Josh Scott, acompanhado pelo designer gráfico Daniel Danger, revelava uma das suas maiores fantasias: construir o seu próprio pedal vintage da Electro-Harmonix, o octave/distortion Lizard Queen. Pois bem, a EHX acaba de anunciar um pedal octa-fuzz baseado num design da JHS Pedals que nunca existiu realmente. A verdade é que o manda-chuva da EHX, Mike Matthews ficou tão impressionado com a ideia de Scott e Danger que decidiu torná-la realidade.

Pois bem, tal como inúmeros circuitos dos anos 70, o Lizard Queen possui um controlo Volume que determina o gain do fuzz; um controlo de mistura do Octave, para se obterem sons tipo Octavia; e o botão Balance, entretanto, roda entre o carácter Shadow (mais suave) para o mais abrasivo Sun. Os ajustes no Balance são mais notórios quanto mais “carregadas” estiverem as definições de Octave.

O pedal está disponível em dois formatos: o já célebre e compacto chassis EHX Nano (uns 99 dólares) e a versão maior que remete para as formas tradicionais dos JHS Pedals (uns 350 dólares). Esta última é limitada a mil unidades, trinta das quais com inversão do esquema de cores. Na versão Nano a alimentação é por transformador de 9V e há indicador on/off LED. Mais detalhes sobre o Nano Lizard Queen estão disponíveis na página oficial da Electro-Harmonix. Uma visita à JHS Pedals permite consultar mais detalhes da versão limitada, que possui pilha interna e nada de LED.

Leave a Reply