Seymour Duncan HyperSwitch

Novidade sensacional(ista) da Seymour Duncan, o HyperSwitch é um switch de pickups activado por Bluetooth que permite programar diferentes configurações de pickups na guitarra eléctrica.

Provavelmente estão neste momento com a mesma dúvida que nós, quando recebemos o press release. Mudar os pickups da guitarra com um smartphone? É alguma piada atrasada do Dia das Mentiras. Mas não é. O press refere o dia 11 de Abril como data oficial de lançamento, nestes dias que são os da NAMM 2023.

Cabos, solda, polaridade, bobinagem, circuitos… A Seymour Duncan deu um passo arrojado que visa deixar o passado para trás. Activado por Bluetooth, o HyperSwitch permite alternar circuitos, tipologias e diferentes configurações de pickups sem que seja necessário recorrer a um guitar tech ou ter conhecimentos mínimos de electrónica, basta ligar o smartphone. A marca diz que o HyperSwitch é o primeiro dispositivo do género no mundo e pode transformar uma guitarra normal num canivete suíço de opções sónicas, fazendo alterações ao som em tempo real e armazenando predefinições.

Portanto, efectuar mods numa guitarra, em teoria, nunca foi tão fácil e tão rápido. Por exemplo, pretendem criar um circuito com o humbucker da ponte fora de fase com o do braço? Basta ligar a app do Hypserwitch e o dispositivo fará todo o trabalho. Depois de instalado este engenhoso switch exige alimentação por uma pilha 9V e é compatível com a maioria dos pickups passivos que existem no mercado.

Esteticamente, ficará semelhante a qualquer switch de guitarras tipo Strat (não custa imaginar que depressa surgirão novas opções estéticas), embora com um potencial de 100 opções diferentes de circuito. Fora de fase, bobinas divididas, funcionamento paralelo, tudo é exequível e muito mais. E o caminho de sinal permanece 100% analógico – o bit digital limita-se à forma como o smartphone comunica esta informação à guitarra.

Para já, tudo isto ainda parece magia negra, mas os vídeos oficiais de apresentação do HyperSwitch são bastante elucidativos. O tempo dirá se o HyperSwitch revolucionará a forma como usamos as guitarras ou se seguirá o caminho de algo como a infame Gibson Robot Guitar. Se esta última falhou porque era basicamente inútil, o HyperSwitch parece propor algo radicalmente novo e já está disponível agora com um preço a rondar os 230 paus.

Mais detalhes na Seymour Duncan.

Leave a Reply