A Segunda Vinda da Silverburst de Adam Jones

A Gibson lançou oficialmente a segunda versão Custom Shop da Les Paul de assinatura do guitarrista Tool, Adam Jones. A versão Epiphone estará para breve…

Está meio mundo a aguardar a chegada de um modelo Standard, que já foi confirmado oficiosamente, e de um ainda mais económico modelo Epiphone, também meio anunciado por Adam Jones, mas a Gibson decidiu espremer mais um pouco o mojo da Adam Jones 1979 Les Paul e lançou a versão 2 da guitarra num modelo Gibson Custom Shop, limitada a apenas 79 instrumentos.

Não há muitas mudanças neste novo modelo. As especificações continuam a incluir um corpo sólido de mogno, um tampo de duas peças de maple, um braço de três peças de maple com a escala em ébano. A electrónica também é igual à da primeira série de guitarras – há um Custombucker montado ao contrário na posição do pescoço e um Seymour Duncan DDJ descoberto e bobinado à medida na posição de ponte.

Onde as coisas mais diferem é no departamento de envelhecimento. A guitarra original veio em duas versões: a versão Vintage Old Stock, e a versão Aged And Signed. A versão Vintage Old Stock não apresentava qualquer tratamento relic, enquanto que a Aged And Signed havia sido tratada dessa forma, sem pudores: -o braço, por exemplo, surgia “coçado” até à madeira nua. Na versão dois, há apenas o modelo Aged And Signed disponível, mas com um tratamento de desgaste mais subtil. 

Todas as 79 guitarras são autografadas e numeradas pelo próprio Adam. Podes ver a guitarra (com um preço a rondar os dez mil dólares) em maior detalhe no pomposo vídeo de apresentação, em baixo. Quanto a modelos mais baratos, ainda será necessário aguardar…

STANDARD

Em episódio de The Collection da Gibson TV, transmitido originalmente em Julho de 2021, Cesar Gueikian, um dos directores da Gibson, surge a testar alguns dos próximos lançamentos de guitarras acústicas e eléctricas da marca. E tudo indica que uma delas é a versão USA Standard da Adam Jones Silverburst Les Paul, modelo de assinatura personalizado do guitarrista dos Tool.

A guitarra trata-se de um modelo extremamente desejável, assim se explica que as duas versões Custom Shop, mais a versão acima descrita, tenham esgotado rapidamente, apesar do seu preço proibitivo, pelo que esta seria de facto uma notícia bem-vinda e foi confirmada oficiosamente no referido episódio conduzido por Mark Agnesi, no qual Gueikian se vê rodeado por um impressionante espólio Gibson e onde surgem ainda Dave Mustaine (Megadeth) e Richie Faulkner (Judas Priest) a dar umas voltas nos modelos Flying V de César Gueikian. Sabemos por declarações anteriores da Gibson que a parceria com Adam Jones não se resumiria a uma edição limitada da guitarra. Assim, depois de apresentar parte da impressionante colecção Gibson Silverburst vintage de Gueikian, Mark Agnesi aparece com uma guitarra chamada ‘Adam Jones Les Paul Standard Silverburst’. «Aquela que não era suposto agarrar», ri-se Gueikian.

Não há outras especificações reveladas no vídeo, além de que o modelo que se vê é um protótipo, e o Silverburst não possui aquele tom amarelado das réplicas da Custom Shop e a guitarra original de Jones, mas segue a mesma configuração de humbucker coberto e descoberto. Como esta pareceu tudo menos uma revelação acidental, deverão surgir mais notícias em breve.

EPIPHONE

As badaladas assinaturas de Adam Jones com a Gibson são tão espetaculares quanto caras. Todo o hype em torno das réplicas da sua 1979 Les Paul Custom, sempre presente nas digressões dos Tool, e o preço avultado destas edições limitadas levou mesmo a que uma “fornada” das guitarras tenha sido roubada. Se optaram por não entrar em bancarrota e se comprar equipamento “resgatado” não é a vossa cena, mas mesmo assim adorariam ter um modelo desta guitarra, talvez fiquem felizes por saber que a Epiphone está a preparar a sua versão.

Foi o próprio Adam Jones a sugeri-lo. O guitarrista dos Tool usou o seu Instagram oficial (no dia 03 de Maio) para publicar uma fotografia de um estojo de uma Epiphone Les Paul. Na caixa está estampado “Adam Jones 1979” e na legenda Jones escreveu «mais protótipos». Tudo muito semelhante à forma como o músico anunciou prematuramente os modelos Gibson. Naturalmente, sem anúncio oficial, ainda só se pode especular sobre a data de lançamento e os specs que a versão Epiphone irá reter dos modelos Gibson Custom Shop. Os pickups e o espantoso acabamento Silverburst (na versão sem relic) provavelmente farão essa transição.

Mais detalhes em breve.

2 pensamentos sobre “A Segunda Vinda da Silverburst de Adam Jones

Leave a Reply