Epiphone, As Guitarras da Adam Jones Art Collection

A Epiphone Adam Jones Les Paul Custom Art Collection já está no mercado e com os seus modelos a esgotarem rapidamente. Tratam-se de oito guitarras (limitadas a 800 réplicas cada) que ostentam muitos dos specs das Gibson Custom Shop com a assinatura de Adam Jones e deslumbrantes ilustrações com a curadoria do guitarrista dos Tool.

Guitarristas lendários como Jimmy Page, Joe Perry, Billy Gibbons ou Slash têm feito as suas carreiras empunhando modelos específicos da Les Paul ao longo dos anos. Mas é seguro dizer que quando se trata do universo do hard rock ou do metal modernos há poucos artistas tão icónicos e imediatamente identificáveis como Adam Jones (Tool) e a sua inseparável Custom Silverburst. Na Winter NAMM 2020, a gigante marca norte-americana fez o anúncio em press release: «A Gibson Custom Shop está a trabalhar com Adam Jones, o lendário e multi-facetado guitarrista, escultor, designer de efeitos especiais, videógrafo e produtor dos Tool, para recriar a sua 1979 Les Paul Custom Silverburst original que pode ser vista em palco com o Adam actualmente, na sua digressão mundial e no aclamado novo álbum “Fear Inoculum”».

Depois, chegou no Verão do mesmo ano. A nova edição de 1979 da Adam Jones Les Paul Custom Antique Silverburst é uma recriação impressionante e exigente da Custom Shop número um de Jones – a 1979 Silverburst que temos ouvido em cada álbum ou concerto dos Tool -, desde a madeira até ao acabamento, passando pelos pickups. «É um clone absoluto», diz Gueikian sobre a guitarra, e isso estende-se a todos os detalhes, do desgaste na versão envelhecida, até ao braço de maple ou ao peso do corpo de mogno. Sobre este último factor, Adam Jones afirma mesmo: «Eu disse à Gibson: ‘A madeira era diferente naquela altura…’ E eles disseram: ‘Vamos igualá-la’. E a guitarra é pesada, meu». Escusado será dizer que esta não é uma típica Les Paul – e vai muito mais longe do que o acabamento apelativo.

Em Janeiro de 2022, estava meio mundo a aguardar a chegada de um modelo Standard, que já tinha sido confirmado oficiosamente, e de um ainda mais económico modelo Epiphone, também meio anunciado por Adam Jones, mas a Gibson decidiu espremer mais um pouco o mojo da Adam Jones 1979 Les Paul e lançou a versão 2 da guitarra num modelo Gibson Custom Shop, limitada a apenas 79 instrumentos. Finalmente, em Abril de 2022 foi revelada de forma oficial o modelo Standard. O instrumento surge com alguns retoques em relação aos modelos anteriores. O núcleo permanece. É uma Les Paul acabada em Antique Silverburst, no entanto, com a saída da Custom Shop, foram feitas algumas alterações que reflectem o preço mais baixo. Ainda assim, uma guitarra de três mil paus continua a não ser propriamente um bombom orçamental. No artigo que lhe dedicamos podem descobrir mais.

Foi já em Dezembro de 2022 que chegou o primeiro modelo Epiphone e a certeza de que seria sucedido por outros sete modelos, totalizando oito guitarras, cada uma limitada a 800 réplicas. Significa isto que os preços (em torno dos mil e duzentos dólares) não são tão budget friendly como se poderia ter antecipado, mas, pelo menos, os componentes mantêm-se num padrão de qualidade bastante aceitável, desde logo por ostentar o selo Custom e não Standard.

Depois, numa colecção que é bastante singular, o guitarrista dos Tool faz curadoria aos trabalhos de artistas como Mark Ryden, Frank Frazetta, Julie Heffernan, Korin Faught e Ernst Fuchs. «Quando penso em arte, dou a mesma importância ao aspecto visual e auditivo, cada um a impulsionar o outro», afirma Jones sobre as pinturas que elegeu para juntar ao acabamento Antique Silverburst que homenageia a sua Gibson Les Paul Custom de 1979 original. Todas as guitarras vão ainda ostentar o design especial de Korin Faught na face posterior da cabeça.

MARK RYDEN’S “THE VEIL OF BEES”

O primeiro modelo a chegar ao mercado foi o “The Veil of Bees”, um artwork de Mark Ryden. Pela frente, o modelo parece-se muito com o que seria de esperar e a obra de arte de Ryden, de certa forma inquietante, domina a parte de trás do corpo da guitarra, com uma placa especial (na tampa do acesso traseiro ao circuito electrónico) comemorando o artista e o nome da obra. Quanto aos specs, a guitarra é construída em mogno, com tampo em maple e binding de sete folhas, reduzido a cincio nas costas do corpo e no headstock. O braço Adam Jones Custom Profile junta três peças de maple, com um raio de 12” na escala em ébano com uma extensão de 24.75” e 22 trastes de tamanho médio, block inlays e pestana Graph Tech.

Junto ao braço surge o humbucker (invertido) Epiphone ProBucker Custom e na ponte está uma unidade Seymour Duncan Distortion. Os PUs são controlados por dois botões de volume e dois de tone, com alternador de três posições. Há ainda CTS Potentiometers e Orange Drop Capacitors a aumentar a versatilidade do circuito. No hardware destaca-se a ponte Epiphone LockTone Tune-O-Matic coordenada com tailpiece Epiphone LockTone Stop Bar, truss rod com dois pontos de acesso e os afinadores cromados num estilo vintage.

A Epiphone Adam Jones “The Veil of Bees” Les Paul Custom é vendida acompanhada pelo estojo rígido (em polietileno) Protector Series.

FRAZETTA’S “THE BERSERKER”

O segundo modelo da colecção Les Paul Custom Art Collection do guitarrista Adam Jones é o “The Berserker” de Frank Frazetta. Conhecido como um dos pais da arte de fantasia, o aclamado artista Frank Frazetta foi um ilustrador de banda desenhada, posters de cinema e capas de livros cujas visões ajudaram a definir heróis de fantasia como Conan, Tarzan, John Carter e muitos outros. Esta guitarra exibe a obra-prima de Frank Frazetta, “Berserker”, na costas do corpo. Também conhecida como “Conan The Conqueror”, a obra foi pintada por Frazetta em 1968, para a capa do livro de Conan The Conqueror, do autor Robert E. Howard.

De resto, os specs são os mesmos do modelo anterior. As mesmas madeiras de construção, com o mogno para o corpo e o mesmo binding. O braço Adam Jones Custom Profile junta três peças de maple, com um raio de 12” na escala em ébano com uma extensão de 24.75” e 22 trastes de tamanho médio, block inlays e pestana Graph Tech. Uma vez mais, junto ao braço surge o humbucker (invertido) Epiphone ProBucker Custom e na ponte está uma unidade Seymour Duncan Distortion. Os PUs são controlados por dois botões de volume e dois de tone, com alternador de três posições. Há ainda CTS Potentiometers e Orange Drop Capacitors a aumentar a versatilidade do circuito. No hardware, a ponte Epiphone LockTone Tune-O-Matic coordenada com tailpiece Epiphone LockTone Stop Bar, truss rod com dois pontos de acesso e os afinadores cromados num estilo vintage.

Desta feita, a tampa de acesso ao circuito é uma placa que assinala o nome do artista aqui apresentado e o título da respectiva obra de arte. Naturalmente, o acabamento é o Antique Silverburst e o estojo é o mesmo modelo Protector Series.

JULIE HEFFERNAN’S “STUDY FOR SELF PORTRAIT WITH ROSE SKIRT AND MOUSE”

Este novo modelo da colecção apresenta a pintura “Study For Self-Portrait with Rose Skirt and a Mouse” de Julie Heffernan nas costas do corpo. O surrealismo pop encontra-se com o estilo auto-retrato nesta bela peça. Julie mistura elementos de realidade e fantasia e cria uma figura forte e confiante como um símbolo de resiliência, graça e essência do espírito humano.

Tem um corpo em mogno com um tampo em maple, a mesma madeira (em três peças) que constitui o braço com o perfil Adam Jones Custom e uma escala em ébano. Está equipada com um humbucker Epiphone ProBucker Custom montado em posição invertida (braço) e um Seymour Duncan Distortion (ponte); ambos estão ligados a potenciómetros CTS e condensadores Orange Drop.

Também está incluída uma Marquee Back Plate com o nome do artista e o nome da obra de arte. Com acabamento em Antique Silverburst, em homenagem à adorada Gibson Les Paul Custom de 1979 e inclusão do estojo rígido Protector. Se desejam descobrir mais sobre a arte de Julie Heffernan, visitem: https://www.julieheffernan.net/

JULIE HEFFERNAN’S “SELF PORTRAIT AS NOT DEAD YET”

O surrealismo pop encontra-se com o estilo auto-retrato nesta bela peça. O quarto modelo é mais um mergulho na arte de Julie Heffernan que, como dissemos atrás, mistura elementos de realidade e fantasia e cria uma figura forte e confiante como um símbolo de resiliência, graça e essência do espírito humano.

Também a grande maioria dos specs se repetem, com corpo em mogno e tampo em maple, a mesma madeira (em três peças) que constitui o braço com o perfil Adam Jones Custom e uma escala em ébano. Está equipada com um humbucker Epiphone ProBucker Custom (braço) e um Seymour Duncan Distortion (ponte); ambos estão ligados a potenciómetros CTS e condensadores Orange Drop.

Uma vez mais, também está incluída uma Marquee Back Plate com o nome do artista e o nome da obra de arte. Com acabamento em Antique Silverburst, em homenagem à adorada Gibson Les Paul Custom de 1979 e inclusão do estojo rígido Protector. Se desejam descobrir mais sobre a arte de Julie Heffernan, visitem: https://www.julieheffernan.net/

KORIN FAUGHT’S “SENSATION”

O quinto modelo na Adam Jones Les Paul Custom Art Collection ostenta a arte de Korin Faught. “Sensation” transporta as características misteriosas e assombrosas do trabalho de Korin, que mistura elementos do realismo e surrealismo com um estilo renascentista, e inspira questões às quais apenas o indivíduo contemplativo pode dar resposta.

É também um instrumento excepcional, commum corpo em mogno e tampo em maple, um braço em maple de três peças com um perfil Adam Jones Custom e uma escala em ébano. Está equipada com um humbucker Epiphone ProBucker Custom invertido na posição do braço e um Seymour Duncan Distortion na ponte; ambos estão ligados a potenciómetros CTS e condensadores Orange Drop. Também está incluída a placa Marquee Back Plate com o nome do artista e o nome da obra de arte. Com acabamento em Antique Silverburst, em homenagem à adorada Gibson Les Paul Custom de 1979, vem acompanhada de estojo rigído Protector.

Como sempre, apenas 800 réplicas foram produzidas. Para descobrirem mais sobre a arte Korin Faugh, visitem https://bit.ly/3Ph5c2t.

Ao longo dos próximos meses serão apresentados os restantes modelos, que acrescentaremos aqui. Para consultarem mais detalhes sobre a colecção e cada um das guitarras, visitem o site oficial Epiphone Adam Jones Les Paul Custom Art Collection.

Leave a Reply