A Gibson finalmente apresentou o seu último modelo de assinatura do guitarrista dos Tool. Ao contrário dos modelos anteriores de assinatura de Adam Jones, este é um modelo Standard USA e vai ter produção regular, em vez de uma série limitada.
O instrumento surge com alguns retoques em relação aos modelos anteriores. O núcleo permanece. É uma Les Paul acabada em Antique Silverburst, no entanto, com a saída da Custom Shop, foram feitas algumas alterações que reflectem o preço mais baixo. Ainda assim, uma guitarra de três mil paus continua a não ser propriamente um bombom orçamental. Mas vejamos as alterações…
Em vez do luxurioso binding de sete camadas do corpo e de cinco camadas do headstock do modelo anterior, há agora apenas uma camada no binding creme do corpo e braço, com a cabeça sem este acabamento. Na escala, as incrustações são trapezoidais em vez de blocos. Nas costas do corpo e da cabeça o acabamento é um simpçels preto, em vez do condizente burst prateado usado até aqui. No entanto, permanece o apontamento geométrico de Jones na face posterior da cabeça. A electrónica também foi alvo de reajustes. Aqui os pickups são humbuckers genéricos da Gibson em vez dos Seymour Duncan, com um DC High-Gain (descoberto) na ponte e um BurstBucker (coberto) montado invertidamente na posição do braço. De resto, a construção mantém-se praticamente inalterada, com um tampo de maple sobre o corpo em mogno, a mesma madeira do braço. A escala é em ébano. O braço possui um perfil arredondado dos anos 70, com voluta na ligação com a cabeça.
Estava meio mundo a aguardar a chegada de um modelo Standard e agora fica outro meio a aguardar um ainda mais económico modelo Epiphone, oficiosamente anunciado por Adam Jones. Podem descobrir tudo neste artigo. Quanto à Adam Jones Les Paul Standard – Antique Silverburst, podem ver o vídeo de apresentação no player seguinte e descobrir mais detalhes em gibson.com.
Um pensamento sobre “Les Paul Standard Silverburst de Adam Jones”