Adam Jones, o guitarrista dos Tool e o seu mais notório gear, em dois momentos que permite vislumbrar de perto como tocar duas das suas mais imponentes malhas, a melodia com talkbox de “Jambi” e o riff do último verso de “Pneuma”.
Num passado recente, Danny Carey, Justin Chancellor e Adam Jones, promoveram algumas “clínicas” onde dissecaram instrumentalmente canções dos Tool diante de pequenas plateias compostas por membros do clube de fãs da banda, o ToolArmy. Ainda mais recentemente, o guitarrista partilhou no seu Instagram um excerto de uma dessas exclusivas apresentações. Aí os três músicos abordam um dos maiores grooves dos Tool, “Jambi”, malhão de “10,000 Days”, o álbum de 2006.
No vídeo, há um plano bem próximo de Jones e do seu uso do reconhecido talkbox que cria tanta da atmosfera do tema. De resto, podemos vislumbrar muito do tradicional rig do guitarrista, com o cabeço Blueface Diezel VH4 e um VH4 padrão, ligados a um par de 4×12 da Mesa. Um VH4 custa algo com uns três mil e quinhentos paus. Felizmente, em 2021, a Diezel lançou a versão micro, capaz de enorme rugido e nuns mais acessíveis €285.
Na enorme estação que tem em torno de si, pode destacar-se ainda o uso de um pedal Providence Chrono Delay DLY-4, de um sintetizador Virus (uma unidade A ou B), como uma unidade stompbox, e o que parece ser um Moog Taurus, para sacar sons de baixo sintetizado. Não se vê, mas o guitarrista raramente abdica dele, o pedal de fuzz Hydra. Este raro pedal de boutique é da Screeching Owl , uma pequena empresa de Portland, que está actualmente fora de actividade.
A arquitectura de “Fear Inoculum”, dos Tool, é uma monolítica pirâmide negra com as cruzadas simbologias anabáticas e catabáticas (a base terrena apontando ao alto e este, por seu lado, expandindo para a terra). Mantém-nos num temor reverencial diante deste monumento visual e sónico, onde se destacam as interpretações rítmicas de Danny Carey e Justin Chancellor e depois de Adam Jones, que serve como o dínamo dos crescendos de intensidade na maioria dos temas do álbum através de arrastos melódicos e riffs tão simples como imponentes. Há uns meses atrás, o guitarrista decidiu ensinar a tocar um desses riffs. precisamente o riff do último verso de “Pneuma”.
O músico gravou um vídeo com close-up ao movimento e posição dos seus dedos na escala e partilhou-o também no seu Instagram. É uma oportunidade raríssima de aprender directamente com um dos músicos dos Tool. Adam Jones gravou o vídeo (no fundo do artigo) para um amigo, enquanto aquecia no backstage de um concerto dos Tool e acabou por decidir partilhá-lo publicamente. Esperemos que embale para o fazer mais vezes.
Um pensamento sobre “Adam Jones, Jambi & Pneuma”