A marca nortenha APC Instrumentos Musicais vai granjeando cada vez mais reconhecimento dentro e fora das nossas fronteiras. Alex Skolnick, shredder de elite, deixou-se render a um modelo Travel Guitar, o TR100 ST, que apresentou em vídeo.
Em 1951 nasceu António Pinto Carvalho, o homem que fundou e deu nome à APC Instrumentos Musicais, uma empresa criada em 1976, com o propósito de construir cordofones. Foi com 10 anos de idade que António Pinto Carvalho começou a aprender a arte a que hoje se dedica. Foi pela mão do seu avô que construiu os primeiros cavaquinhos e guitarras. Hoje, é um dos violeiros de maior referência em Portugal e conta com a sua esposa e filhos, que lhe seguem o percurso, dedicando-se por completo à arte.
Com cerca de 50 colaboradores, a APC Instrumentos Musicais não só é a maior empresa Portuguesa do ramo, mas uma das maiores na Europa. produzindo e distribuindo uma vasta variedade de instrumentos por todo o mundo. A empresa aposta na mais alta tecnologia, procurando o maior rigor e precisão possíveis na construção dos cordofones. Não esquece, contudo, o toque de cada “luthier” em cada instrumento, fazendo de cada peça uma obra de beleza e sonoridade únicas. A simbiose entre a arte manual trazida do século XIX e a tecnologia dos dias de hoje é, então, a chave para a qualidade e autenticidade de cada instrumento.
A APC Instrumentos Musicais tem ainda um sério papel na divulgação do bom nome do seu país, rico em cordofones de diferentes e bonitos timbres, promovendo orgulhosamente a tradição cultural portuguesa. Nos meus tempos como editor da revista Arte Sonora, com várias visitas à Musikmesse e NAMM, era recorrente ver as booths da APC bem preenchidas de gente, entre músicos e simples curiosos. Todavia, é sempre de destacar quando um guitarrista de calibre mundial presta atenção a uma amrca nacional, caso de Alex Skolnick, dos Testament, que se mostra a tocar num modelo Guitar Travel, a TR100 ST.
A TR100 ST possui aros e fundo em madeira sapelli, com o tampo em spruce maciço e acabamento de poros abertos. O seu comprimento total é de 66 centímetros. Pouco mais de meio metro de excelente projecção sónica, uns 57 centímetros são a distância entre a ponte e a pestana. Num vídeo partilhado nas suas redes sociais, onde surge a tocar a introdução de “Crazy On You” (clássico das Heart), Skolnick usa um destes instrumentos: «Toda a gente parece estar rendida a esta pequena guitarra do Porto». Dispara o vídeo!