Boutique Guitar Showcase, En Tour 2022

Os luthiers nacionais da AVA Guitars e Ergon Guitars viajam entre a elite que compõe o colectivo Boutique Guitar Showcase. Eis as cidades da digressão e as guitarras em destaque.

A digressão arrancou no passado dia 24 de Agosto de 2022, em Dallas, no Texas. Tem viajado por algumas das principais nos Estados Unidos da América, antes de visitar Vancouver, no Canadá, nos dias 24 e 25 de Setembro. Depois disso, já em Outubro, é iniciado um périplo pela Europa, com residências em Londres, Paris, Nuremberga, Dedemsvaart, três datas consecutivas na Suécia (em Estocolmo e Malmö) e depois Lecce. Há ainda mais datas por confirmar.

O Boutique Guitar Showcase é um colectivo de luthiers de vários cantos do mundo e diversas sensibilidades estéticas com a curadoria actual de Jamie Gale. Por ordem alfabética, estes são os constructores na digressão de 2022: AJ Lucas Luthier; AVA Guitars; b3 Guitars; Bacci Guitars and Basses; Batson Guitars; Diego Villa Guitars; Dingwall Guitars; Dion Guitars; Ergon Guitars; Galloup Guitars; Hozen Guitars; iVee Guitars; JJ Guitars; JOI Guitars; Marchione Guitars; MarconiLab; O3 customs – Alejandro Ramirez; OOPEGG – Being, Inc.; Paoletti Guitars; R Robinson Guitars; Sankey Guitars; Skytop Guitars; Spohn Guitars; Tausch Electric Guitars; Teuffel; Tikatoo Guitars; Time Bram Guitars; UMA Guitars FV; Veleno Instruments Co. e Verso Instruments. A reconhecida loja Chicago Music Exchange permite consultar o catálogo completo, neste link.

Quanto a nós, destacamos a presença das marcas nacionais, a AVA Guitars e a Ergon Guitars. Começamos por esta última, que está na digressão com o modelo Açores, guitarra que surgiu na iniciativa Projects Of Three, criada pelos reconhecidos luthiers Adriano Sérgio, Michael e Tania Spalt e Ulrich Teufell. Em comum têm também uma enorme amizade uns pelos outros e, em sinergia, criaram modelos diferenciados de guitarras para apresentar num espaço comum. Em 2021, o tradicional formato da Winter NAMM, devido à pandemia, deu lugar ao evento totalmente online Believe In Music Week. Por isso, a proposta desta tríade de luthiers sofreu alguns ajustes, com cada um deles a criar apenas UMA guitarra, sem uma conceptualidade a ligar os instrumentos. Foi a One Guitars Collection, três instrumentos que espelham a personalidade mais reflexiva de cada um dos artesãos, criados numa altura em que imperava o confinamento, o isolamento social. A Açores é uma guitarra absolutamente singular, num trabalho em madeira maciça, com um design inspirado no impressionismo de Gustav Klimt. As tonewoods são o cedro hispânico, com tampo em quilted maple. A escala de 25” é em ébano, instalada no braço com perfil “D”. Ponte 320, afinadores Schertler, com um único humbucker Custom Haussel.

Em 2018 surgiu este novo conceito corporizado nas AVA Guitars. São instrumentos construídos dentro do conceito boutique, com componentes de elite, mas com a sustentabilidade como foco, usando fibra de carbono em detrimento de tonewoods. A forma como a fibra de carbono imita o comportamento da madeira é espantoso. A marca tem três modelos na Boutique Guitar Showcase, que partilham, além do material usado no corpo e no braço, todos os specs. São braços com perfil “C”, escalas em Richlite Black Diamond com um raio de 16” e extensão de 25.4”, atravessadas por trastes Nickel Silver Jescar. Pontes Schaller STM Roller e afinadores Schaller M6. Os três modelos distinguem-se pelos acabamentos e pickups: One Silver Coral e Red Coral (Seymour Duncan Seth Lover SH-55B) e One Gold Leaf (TV Jones TV Classic Humbucker).

Leave a Reply