Ann Wilson, Uma Banda É Mais Difícil Manter que um Casamento

Casada desde 2015, Ann Wilson reflecte sobre a tensão que pode surgir no seio de uma banda, mais exposta a interferências externas que um matrimónio.

Numa recente entrevista no “The Mistress Carrie Podcast”, Ann Wilson, a frontwoman dos Heart, viu-se diante da curiosa questão se é mais difícil manter uma banda ou um casamento. A cantora, que está casada com Dean Wetter desde Abril de 2015, deixou escapar uma gargalhada antes de responder: «Creio que é mais difícil manter uma banda, é o que me diz a minha experiência. Só me casei uma vez e continuo a sentir-me apaixonada e bem [com esse compromisso]. É mais difícil manter uma banda junta porque há mais agentes externos, como esposas e namorados, a falar ao ouvido dos músicos da banda e, talvez, a dizer coisas que os colocam contra ti ou contra a unidade do grupo. É mesmo difícil. É uma porta giratória numa banda».

Esta observação de Ann Wilson surge na sequência das declarações da sua irmã e guitarrista dos Heart, Nancy Wilson, nas quais confessava que a banda «teve em mãos, no ano passado, uma excelente oferta para uma grande digressão, mas a Ann não estava interessada em sair [para a estrada] com o grupo de malta que arranjei e tocou connosco anteriormente. Ela arranjou um novo conjunto de pessoal ao qual queria que me juntasse. Senti que não os conhecia minimamente e não tinha quaisquer laços de lealdade desenvolvidos. Por isso torci o nariz e decidi sair em digressão com a minha nova cantora, a Kimberly».

Nancy Wilson lançou o seu primeiro álbum a solo, “You And Me”, no dia 07 de Maio de 2021, através da Carry On Music. O LP foi gravado na sua maioria no homestudio de Wilson, na Califórnia, que trabalhou com membros da banda e convidados especiais à distância. A maioria das faixas são originais, mas Wilson decidiu incluir um punhado de covers de alguns dos seus temas favoritos, incluindo uma perspectiva feminina de “Daughter” dos Pearl Jam, uma versão emocionante de “The Boxer” de Simon & Garfunkel com a colaboração de Sammy Hagar e uma cover etérea de “Dreams” dos Cranberries, com a colaboração de Liv Warfield (Prince). O primeiro single do álbum foi “The Rising”, original de Bruce Springsteen, que chegou no Outono passado. As outras oito faixas são originais, na sua maioria baladas acústicas, mas há também alguns temas mais agitados como “Party At The Angel Ballroom”, que apresenta uma banda de apoio estelar, incluindo Duff McKagan dos Guns N’ Roses e Taylor Hawkins dos Foo Fighters. O álbum termina com “4 Edward”, canção que é a homenagem de Nancy a Eddie Van Halen, cuja morte no final de 2020 ainda nos assombra a todos.

O tema título “You And Me”, tal como várias das canções do álbum, reúne Wilson com a colaboradora de longa data Sue Ennis, que co-escreveu muitos dos clássicos de Heart com Nancy e a irmã Ann. «Conheço a Sue desde os meus 12 anos. Na altura, ela era uma amiga de Ann no liceu. Sempre trabalhámos bem juntas». Entretanto, Kimberly Nichole assumiu as vozes ao vivo e o projecto Nancy Wilson’s Heart saiu em digressão sozinha. No Verão de 2019, as Heart encetaram uma digressão norte-americana que promoveu a pacificação das duas irmãs, que estiveram três anos de relações cortadas no seguimento do escândalo da digressãod e 2016. Na ocasião, Dean Wetter (o esposo de Ann) foi detido após atacar os filhos gémeos de Nancy (na altura com 16 anos de idade) durante uma altercação nos bastidores do concerto de Seattle, cidade natal dos Heart…

Leave a Reply