As Bandas Sonoras Mágicas de Pedro Gonçalves

“Lilliput” e “Paus & Pétalas” são duas bandas sonoras de elevada sofisticação e vasta riqueza musical que Pedro Gonçalves disponibilizou recentemente no seu Bandcamp oficial.

O grande público talvez o conheça mais devido ao trabalho nos Dead Combo, mas Pedro Gonçalves é um músico com uma linguagem musical bem mais ampla, caso as aventuras ao lado de Tó Trips não sejam prova suficiente. A mais recente obra do contrabaixista são duas bandas sonoras. A primeira é “Lilliput” que assinou, com mestria, diga-se, para o espectáculo homóniomo da bailarina espanhola residente em Portugal Ainhoa Vidal.

O espectáculo estreou na edição de 2020 do Festival Internacional de Marionetas do Porto e o disco está agora disponível no Bandcamp de Pedro Gonçalves, mas também o podes escutar na íntegra aqui. E vale mesmo a pena, é música que nos faz sonhar e levantar voo sem sequer sair do lugar. O disco está ainda à venda em formato digital, uma compra altamente recomendada. “Lilliput” é, segundo a nota de imprensa, «uma viagem através do ser humano, de uns humanos muito pequeninos. Tão pequeninos que nós, em comparação com aqueles seres que preenchem todo o chão do palco, somos gigantes».

A peça é da autoria da bailarina e coreógrafa independente Ainhoa Vidal e a banda sonora tem dedo único de Pedro Gonçalves na composição, arranjos, mistura e masterização. Já “Paus & Pétalas” é o trabalho que Gonçalves compôs com o pianista João Cardoso e o baterista Alexandre Frazãopara o espectáculo de André Braga e Cláudia Figueiredo, com interpretação de André Braga e Ainhoa Vidal, estreado no Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto, em 21 de Março de 2014 e que foi o resultado de uma co-produção Circolando, São Luiz Teatro Municipal e Teatro Nacional S. João.

“Paus & Pétalas” é um dueto sobre «as relações entre o homem e a mulher. O amor nos seus versos e reversos. Atracção, repulsa. Fusão, separação. Amor cru. Amor nos tempos de cólera». Pedro Gonçalves gravou contrabaixo, guitarra e sampler, João Cardoso tratou do piano, teclados e sampler e Alexandre Frazão encarregou-se da bateria e percussão.