Stonk Box

Benson Amps, Stonk Box

O Stonk Box da Benson Amps é um fuzz baseado nos circuitos originais do efeito, caso do Maestro e outros, mas com os seus temperamentais transístores de germânios controlados termicamente, para maior consistência sónica.

A Benson Amps estreou o Stonk Box, um pedal fuzz que oferece um twist moderno aos vestustos circuitos fuzz. Quão vetusto? Pensem em Keith Richards e “Satisfaction”. O pedal surge na sequência de outros dois modelos boutique, de 2021: o Germanium Fuzz e o Germanium Boost. Daí o seu esquema Automatic Thermal Bias, função desenhada por Christopher Benson de forma a contornar as oscilações sónicas do aquecimento de transístores germânios e garantir maior consistência na performance.

Criar estes pedais tem sido uma aventura para Benson que afirma que o Stonk Box se baseia no primeiro fuzz disponível no mercado, o Maestro FZ-1, e nas variantes que o sucederam com circuitos semelhantes, exemplo do John Hornby Skewes Zonk Machine e Tone Bender MKI. No seu Instagram, Benson agradeceu a David Torn (antigo guitarrista de Bowie) por emprestar-lhe uma série de fuzzes vintage para comparar e contrastar. A comparação de unidades vintage produziu todos os tipos de diferenças. O facto de não haver duas variantes MKI que soassem exactamente iguais fê-lo sentir-se melhor em relação aos resultados do Stonk Box.

«Ainda não sei como é suposto soar, uma vez que nunca toquei num original», escreve Benson na publicação. «Olhando para o circuito, algo me diz que todos eles soam diferentes de qualquer maneira. Tive de me guiar pelos ouvidos. E ouvir repetidamente ‘Satisfaction’ e a era Spiders from Mars de David Bowie». É precisamente aqui que entra a tecnologia Automatic Thermal Bias, aliada a uma configuração de controlo expandida que adiciona os botões Tone e Trim aos tradicionais controlos Filter e Volume, tornando esta proposta mais versátil e mais fiável.

O controlo Trim é um controlo de ganho que chega antes dos transístores. Aumenta-o ao máximo para replicar um MKI original. O Filter controla o ganho e o ponto de polarização do primeiro estágio de ganho e, em configurações baixas, alguns dos graves serão eliminados e o ganho será reduzido. Dada a sua posição no circuito, tanto o Trim como o Filter são interactivos, pelo que haverá certamente muitos pontos de interesse a explorar.

Quanto a isso do fuzz ter um controlo térmico? Não se trata de um truque de marketing. Resumindo, liga-se o Stonk Box a uma fonte de alimentação de 9V DC, espera-se dois ou três minutos e o circuito aquece suavemente os transístores de germânio (2N404 ou 2N527) até estarem prontos a funcionar. Quando o LED na parte da frente do pedal ficar verde, está tudo pronto. Se notarem que o LED volta a ficar âmbar, isso é apenas a regulação da temperatura em acção. E para o germânio, que é para o mundo dos transístores o que as orquídeas são para a horticultura, uma temperatura consistente é fundamental.

O Benson Stonk Box já está disponível, com o preço em torno dos $279 (dólares). Mais detalhes e informação em Benson Amps.

Leave a Reply