Diamond Pedals

Diamond Pedals de Regresso

Reactivada pela SolidGoldFX, a Diamond Pedals está de volta em grande estilo com cinco novos pedais, entre actualizações a circuitos clássicos e um par totalmente novo: o delay Memory Lane, o Diamond Drive, Tremolo e os aclamados Comp/EQ para guitarra e baixo.

A Diamond Pedals está de volta ao activo, depois de aclamada marca canadiana ter sido comprada pela SolidGoldFX, em Dezembro de 2022. Integrada nas instalações da SGFX, em Montreal, mas mantendo a sua independência, a Diamond Pedals anunciou o seu regresso com um punhado de stompboxes cuidadosamente concebidos, com alguns circuitos originais clássicos expandidos por novas características em pedais compactos com jacks montados no topo (para poupar espaço).

A nova gama inclui o pedal de overdrive Diamond Drive, o pedal de delay analógico Memory Lane e designações utilitárias para Tremolo, Comp/EQ e Bass Comp/EQ. Como referido, estas edições de 2023 mantêm grande parte da arquitectura do circuito dos originais, mas, como o nome sugere, há uma secção de equalização recentemente concebida, a partir da qual a Diamond Pedals promete maior alcance e funcionalidade. Vamos a cada uma das stompboxes…

O Comp/EQ (para guitarra) ganha mais músculo com um novo controlo de Mids, que serve de boost ou cut, e um «tilt EQ activo centrado no detalhe e inspirado em hi-fi». Também possui um switch Attack para alternar entre, diz a marca, um «tipo de compressão de grande estalo, assinatura Diamond» e um tipo mais suave e transparente. Há ainda o controlo Level a determinar o volume de saída e o controlo Comp, que define quanto do efeito de compressão é aplicado.

★★★★★

O Bass Comp/EQ é em tudo semelhante e ao mesmo diferente. Aqui há um switch Tilt de três posições que permite estabelecer o centro de frequência do Tilt para 250, 500 ou 900Hz, e ainda o marcador que permite um boost ou um corte pelos 6dB. Entretanto, o controlo Mids possui um centro de frequência nos 800Hz que pode ser aumentada ou cortado em 10dB – no “meio-dia” a resposta é neutra. Depois, sobram os controlos Level e Comp.

★★★★★

O Diamond Drive é um design completamente novo, inspirado nos pedais Blaze, J-Drive e Firebust (todos da Diamond Pedals), e pretende ser “pau-para-toda-a-obra”. Um drive capaz de acrescentar um boost limpo, uma overdrive suave ou funcionar como distorção pura. A sua operação é bastante simples, ainda que poderosa, com controlos patra Level e um Baxandall EQ activo de duas bandas, ao qual se acede pelos marcadores Bass e Treble, além de switch Warm que activa um filtro 1kHz. Para dar um exemplo, se tiverem um pickup de ponte muito brilhante, o Warm vai suavizá-lo nas frequências altas.

★★★★★

Talvez seja o circuito mais famoso da Diamond Pedals e, ao longo dos anos, assumiu várias formas e mods. Falamos do Memory Lane, agora compactado e num estilo analógico, mas com algumas características digitais que lhe aumentam em dobro os tempos de delay, expandem a resposta de frequências, exige menos potência de corrente e faz menos ruído. A Diamond Pedals chama-lhe um dBBD (digital bucket brigade, delay) que troca a necessidade de chips BBD por um sistema que opera similarmente e é complementado por um circuito custom que acrescenta compressão e suavidade às repetições e um circuito anti-aliasing que, como os designs Memory lane originais, acrescente calor ao som.

Para um pedal delay tão compacto, há muito a acontecer dentro do chassis. Há função tap-tempo activada pelo switch Tap/Mode e depois ajustada pelo footswitch de dupla função Tap/Doubler (que duplica o tempo do delay quando é liberto). Podem viajar pelas subdivisões do tap tempo ao pressionar o toggle switch para cima. Pressionando para baixo e percorrem os modos de delay disponíveis: Modern, Warm, Vintage, MOD e AutoDiv, com um LED a indicar qual dos modos está activo. Os controlos são o Mix (para misturar o wet/dry), Feedback (para determinar o número de repetições), Modulation (para quando o modo MOD está activo) e Delay (para determinar o tempo de delay manualmente). Por fim, o footswitch on/bypass permite activar o modo de modulação quando deixam de pressioná-lo.

★★★★★

Por último e também funcional como um canivete suíço, o Diamond Tremolo. O pedal oferece três modos de tremolo, cada um deles baseando-se no tremolo óptico de um amplificador de guitarra clássico. Permite escolher entre os formatos de onda senoide, serrada ou quadrada. Há ainda o modo “Chopper”, com alimentação FET, que oferece um superlativo on/off tremolo (um pouco semelhante ao BOSS Slicer), e o modo Dicer que permite usar este pedal como um killswitch.

Também aqui há o footswitch de tap tempo e a função Doubler e o footswitch de bypass também actua como um Insta-Chop quando deixam de o pressionar. A terminar, o Diamond Tremolo tem um controlo Rhythm de 11 posições e um toggle switch para eleger as subdivisões do tap tempo e do modo tremolo.

★★★★★

Todos estes pedais são fabricados no Canadá e a Diamond Pedals equipa-os com vias de sinal Burr-Brown totalmente analógicas e switching silencioso. O Memory Lane possui buffered bypass, opera a 9V DC por transformador e vale $249 (dólares). Os Comp/EQ e Bass Comp/EQ são true bypass, operam a 9-18V DC e valem $239. Também o Diamond Drive opera a 9V ou 18 e é true bypass, com o price tag a marca $209. O Tremolo é true bypass, opera a 9V DC e custa $239. Mais detalhes em Diamond Pedals.

Leave a Reply