SDE-3000EVH

BOSS, SDE-3000D & SDE-3000EVH

O Roland SDE-3000, uma das unidades rack de delay que pavimentou o som rocker da década de 80, foi ressuscitado pela BOSS em formato stompbox. Além da versão SDE-3000D, foi criado o SDE-3000EVH, um modelo em colaboração com a EVH Gear que, adivinharam, emula a brutal configuração wet/dry/wet de Eddie Van Halen.

Lançado em 1983, no início da era dos efeitos digitais, o Roland SDE-3000 é um ícone aclamado pelos fãs de equipamentos clássicos. Com o seu carácter musical, longos tempos de delay e a capacidade de armazenar e aceder a predefinições, esta lendária unidade rack tornou-se a principal máquina de delay para muitos dos melhores guitarristas do mundo, músicos de sessão e engenheiros da mesma época, e o seu som continua a ser respeitado até aos dias de hoje.

Se a nova versão normal já seria motivo de celebração, mais ainda perceber que a EVH e a BOSS uniram esforços para apresentar o SDE-3000EVH Delay Digital Duplo, uma recriação autêntica dos delays stereo responsáveis pelo incrível som de guitarra ao vivo com as três colunas de Eddie Van Halen. Também baseado, naturalmente, no Roland SDE-3000, este processador poderoso coloca dois SDE-3000s completos dentro de uma única stompbox, com uma conectividade abrangente que permite construir um rig wet/dry/wet igual ao Eddie Van Halen. Estão também incluidos oito presets selecionados pela EVH com as configurações exactas e precisas das actuais unidades de delay, para experimentar o som delay espacial e expansivo do Rei Edward no teu próprio setup.

SDE-3000D

O novo SDE-3000D proporciona não uma, mas duas reproduções autênticas do aclamado SDE-3000 em formato de pedaleira. Delays completamente independentes, roteamento interno flexível e I/O expandida oferecem versatilidade moderna para todos os tipos de equipamentos mono e stereo. As capacidades de modulação e configuração de som também foram melhoradas e existem 100 memórias para armazenar as configurações favoritas. E com uma vasta gama de opções de controlo internas e externas – incluindo compatibilidade extensiva com MIDI – podes integrar este som vintage inspirador em qualquer palco ou estúdio.

Os seus atributos tornaram-no altamente expressivo com instrumentos ao vivo, incluindo alcance dinâmico ultra-amplo, phase de delay ajustável, modulação rica e múltiplos segundos de som de delay articulado e caloroso. O som do SDE-3000 tornou-se um componente essencial para as músicas produzidas nos anos 80 e 90 e continua a ser uma fonte de inspiração para caçadores de sons e criadores de efeitos em todo o mundo. Com o SDE-3000D podes aceder aos sons de delay utilizados para produzir algumas das faixas mais icónicas de todos os tempos.

Ao contrário dos sons de precisão matemática de outros delays digitais, o SDE-3000 destacou-se pelo seu calor, resultado de um processamento digital interno sofisticado e complexo, em conjunto com os comportamentos imprevisíveis do circuito analógico auxiliar. Estes comportamentos incluíam uma frequência de resposta variável no preamp baseada no ganho de entrada, saturação magnética no filtro anti-alias e modulação em constante evolução produzida pelos componentes da época.

A BOSS analisou profundamente todos estes factores na criação do SDE-3000D, transportando o carácter completo deste clássico para a geração moderna. Assim, o SDE-3000D inclui praticamente todos os parâmetros do SDE-3000, acessíveis através de uma interface retro baseada no hardware vintage. Os dois intervalos de delay selecionáveis oferecem diferentes características de frequência, factores vitais para a sonoridade apelativa da unidade original. A coloração singular do circuito de loop de feedback externo do SDE-3000 também foi replicada e é possível desligar esta configuração ou processar o loop de feedback internamente com um EQ poderoso. Também há acesso a 100 memórias – em comparação com as oito do original – além do carryover quando se troca o som.

O circuito de modulação do SDE-3000 também contribui para o som distinto do efeito. Em conjunto com os controlos básicos de profundidade e rácio, é possível trocar de forma independente a fase do delay inicial e do loop de delay feedback, o que influencia a reação da modulação. O comportamento original do LFO analógico foi rigorosamente reproduzido no SDE-3000D e agora existe uma opção de “sine wave” juntamente com a onda triangular original. Também há mais controlo nas definições de fase de delay, para uma gama ainda mais ampla de sons.

Apesar do SDE-3000 original ser mono, o SDE-3000D oferece dois delays discretos com parâmetros independentes e modulação mono ou stereo em cada um. Utiliza os delays em paralelo e utiliza o pan para produzir cores stereo em constante evolução. Ou agrupa os delays para criar ritmos complexos e profundidade com estilo de reverb. E com a I/O de áudio flexível, pode rotear os efeitos para uma operação stereo ampla, enviar cada delay para a sua própria saída ou dividir efeitos e sons não processados para configurações wet/dry.

Com o seu design baseado em pedais e opções de controlo adicionais, o SDE-3000D oferece maior versatilidade em comparação com a unidade rack que inspirou a sua criação. Os três footswitches incorporados providenciam controlo instantâneo da selecção de memória, tempo, atraso de delay, activação instantânea de efeitos e muito mais. As duas entradas de controlo permitem ligar até quatro pedais footswitch, dois pedais de expressão ou uma unidade GA-FC/GA-FC EX para operação remota, e os TRS MIDI I/O também estão incluídos. Existe uma enorme selecção de opções atribuíveis, permitindo um controlo profundo em tempo real que excede as capacidades do SDE-3000 original.

SDE-3000EVH

Eddie Van Halen é um dos melhores e mais influentes guitarristas de todos os tempos e o seu som é tão incrível como lendário – as suas escolhas de amplificadores e efeitos foram constantemente aperfeiçoadas ao longo da sua carreira para alcançar o melhor som possível. Os delays Roland SDE-3000 eram perfeitos para a sua abordagem única em termos de equipamento ao vivo wet/dry/wet, proporcionando um som rico e de alta qualidade e parâmetros de delay especiais que permitiam ajustar o som de acordo com as suas preferências específicas.

Após vários anos a utilizar os SDE-3000, a ambição e a competitividade de Eddie levaram-no a tentar melhorar o seu som com um produto rival. Mas Eddie nunca conseguiu encontrar outro delay com melhor desempenho e os seus dois SDE-3000 continuaram a ser componentes fundamentais no seu sistema de palco durante toda a sua carreira. «Durante aproximadamente duas semanas, comparámos vários produtos de delay. E no final, o Ed concluiu que os SDE-3000 eram as melhores opções», Matt Bruck, Diretor Executivo da EVH Gear.

Por isso, a EVH e a BOSS trabalharam activamente no desenvolvimento do SDE-3000EVH, para assegurar que este dispositivo produz o som de delay de Eddie com total autenticidade. Foram preparadas inúmeras unidades de teste para a equipa EVH, que foram meticulosamente comparadas com as definições e sons do guitarrista que se encontravam no seu famoso estúdio de gravação 5150. Após um longo processo de testes e feedback, chegou-se ao produto final, recheado com réplicas sonoras perfeitas dos presets de Eddie e com as “stripes” características da EVH. «O Ed sempre gostou muito de ver o que as pessoas faziam com as coisas que ele criava. Pareceu-nos uma excelente ideia homenagear a sua abordagem única ao delay e incentivar outros músicos a encontrarem a sua própria inspiração», remata Matt Bruck.

Portanto, o SDE-3000 original era um delay mono e Eddie utilizava duas unidades com definições únicas em cada uma para obter o seu som. Então. SDE-3000EVH combina dois SDE-3000 dentro de um único pedal, em conjunto com um banco de presets EVH que permite carregar todas as definições para os delays duplos com um simples toque.

Configuração Wet/Dry/Wet Simplificado | Eddie impulsionou a sua configuração wet/dry/wet de três colunas no início dos anos 90, utilizando um caminho seco a partir de um único amplificador na coluna central, enquanto as colunas da esquerda e da direita eram amplificadas com efeitos de delay para um ambiente sonoro amplo e multidimensional. Com as múltiplas saídas e os modos de roteamento versáteis do SDE-3000EVH, é possível recriar esta configuração com os teus próprios amplificadores. A ideia é, uma vez mais, confirmada por Bruck: «Quando o Ed se apercebeu do wet/dry/wet e começou a implementá-lo no seu equipamento, alcançou a maior dimensão, a maior profundidade e a maior emoção para o seu equipamento ao vivo».

Presets EVH Com Um Único Toque | O SDE-3000EVH possui oito presets EVH que podem ser acedidos através de um switch dedicado no painel. Os primeiros quatro presets foram desenhados para uma configuração wet/dry/wet e representam os presets que Eddie utilizava no seu setup ao vivo. «Os presets EVH são exatamente iguais aos presets da rack do Eddie. Não existe qualquer diferença entre os níveis de mistura, níveis de entrada ou tempos de delay – é uma cópia exata», afirma Bruck. Os quatro presets seguintes disponibilizam os mesmos sons, adaptados para uma configuração de amplificador stereo normal.

De resto, o SDE-3000EVH inclui praticamente todos os parâmetros do SDE-3000. Podem obter mais jnfo sobre os pedais no site oficial da BOSS.

Leave a Reply