O Regresso do Lendário Roland Space Echo

Um dos mais lendários pedais da história, o Roland Space Echo RE-201 foi alvo de reboot e viu o seu circuito renascer sob a forma de duas novas unidades da BOSS, RE-202 Space Echo e RE-2 Space Echo.

O Roland Space Echo ganhou a sua reputação através do distinto som analógico do seu pré-amplificador, ecos rítmicos e alguns caprichos de carácter. Unidades como a RE-201 e a RE-150 continuam a ser das mais procuradas no mercado de segunda mão e podem valer balúrdios (acim dos mil paus). De modo que era uma preciosidade inacessível à maioria dos mortais. Até agora. A BOSS recriou o Space Echo em dois novos pedais, o RE-202 Space Echo e RE-2 Space Echo, que a marca assegura terem sido concebidos para replicar os sons e comportamentos das unidades originais ao detalhe.

O RE-202 surge como uma recriação digital precisa da máquina de eco de fita magnética original, sem a necessidade de manutenção laboriosa do hardware. Diz a BOSS que reproduz todas as principais características do original – desde o seu selector de modo de 12 posições até às flutuações subtis de pitch que advêm dos ajustes no botão Repeat Rate – mas acrescenta também algumas características modernas. A duração do delay foi duplicada e o RE-202 acumula maior capacidade tap tempo e mais predefinições no circuito. Além disso, uma quarta bobina virtual expande a sua variedade sónica, com cinco combinações sónicas adicionais. Os músicos também têm a opção de utilizar o som caloroso e envolvente do pré-amplificador original ou optar por um sinal completamente limpo, sem processamento. A termninar, o RE-202 tem I/Os stereo autênticas, para acomodar configurações multi-amplificador.

O mais compacto RE-2 (com o formato tradicional dos pedais BOSS) é mais apontado aos que queiram integrar um Space Echo nas suas pedalboards. Além da garantia da marca de que vão obtar sons RE-201 autênticos, o pequeno pedal permite aceder a um selector de modo de 11 posições, três bobinas de fita virtual (com ou sem reverberação de mola) e uma mistura echo-reverb com controlos de nível independentes. Há também controlos Wow & Flutter, I/Os stereo, tap tempo e mais algumas funções que podem descobrir em boss.info.

3 pensamentos sobre “O Regresso do Lendário Roland Space Echo

Leave a Reply