João Gordo visita Portugal, acompanhado pelos Simbiose, para tocar malhas dos Ratos de Porão. Estes concertos da CVLTO marcam ainda a estreia do punk feminista de Ideal Victim, com os Vai-te Foder (Porto) e Pester (Lisboa).
Os Simbiose são um dos maiores nomes no submundo do peso português, donos de um currículo invejável, onde estão arquivadas mais de três décadas de actividade, tornaram-se numa autêntica instituição do crust/metal/punk nacional. Aliás, em 2017, esse estatuto valeu-lhes um álbum tributo editado pela Raging Planet. É obra. Eu ando por aqui com mais uma década em cima que os Simbiose e nunca tive direito a ser tributado com um álbum! Formado em 1991, o grupo conta com uma série de trabalhos editados, onde se contam alguns splits com nomes internacionais, e, acima de tudo, muita experiência de estrada.
Se são um nome que dispensa apresentações em território nacional, no estrangeiro também construíram uma reputação sólida, sustentada com concertos nos inúmeros países por onde espalharam brasas ao longo de 30 anos impressionantes – aniversário este celebrado com a CVLTO em 2022, no querido Barracuda. Em 2023 regressam à sala na Invicta, no dia 30 de Junho e, logo no dia 1 de Julho descem a Lisboa. Desta vez, trazem com eles o icónico João Gordo, vocalista da banda brasileira Ratos de Porão, que depois da também passagem do guitarrista Jão por Portugal, no último mês, teve a iniciativa deste projecto.
Nestes dois concertos inéditos (o de Lisboa é uma estreia para a CVLTO) ouvir-se-ão os temas dos veteranos Ratos de Porão tocados pelos Simbiose e cantados pelo Gordo, num encontro imensamente especial entre amigos de longa data. Uma celebração do underground; dos que já cá estão e de quem está para vir, sempre com um pé no mosh e a mão na cerveja.
Na noite portuense, estarão ainda os Vai-te Foder no ano do aniversário de 20 anos de carreira. E que pandilha melhor do que esta para se juntarem a Simbiose e a João Gordo; o par perfeito entre duas bandas veteranas no underground português. De mau feitio, berros profundos e muito poucas maneiras, recebemos finalmente os Vai-te Foder numa das nossas aulas de aeróbica alcoólica. Estão em excelente forma, como pudemos atestar, recentemente, no Barroselas. Na capital, essa vaga será ocupada pelos Pester. Com a estreia do primeiro álbum a 27 de Maio; bem a tempo de nos presentearem com um bailarico bem à moda da CVLTO; berros, loiça a tremer e corpos energéticos, espera-se desta estreia da banda em Lisboa.
Recém-formados e recém-gravados, os Ideal Victim trazem-nos uma muitíssima necessária abordagem; punk feminino, furioso, e sem papas na língua. Com membros comuns às já queridas bandas Scatterbrainiac ou Nukke, aguardamos ansiosamente a estreia no Porto e em Lisboa; 30 de Junho no Barracuda (22h), 1 de Julho na Academia Recreativa de Linda-a-Velha (19h). Em ambos os concertos, os bilhetes valem 12 crusts e estarão à venda à porta das salas, nas respectivas noites.

Em cima, o cartaz, e nos seguintes links, as páginas oficiais dos eventos:
CVLTO Shovvs: SIMBIOSE + JOÃO GORDO (RATOS DE PORÃO) + VAI-TE FODER + IDEAL VICTIM (ESTREIA)
CVLTO Shovvs: SIMBIOSE + JOÃO GORDO (RATOS DE PORÃO) + PESTER + IDEAL VICTIM (ESTREIA)
Um pensamento sobre “CVLTO Apresenta Simbiose & João Gordo”