Com o seu núcleo sónico extraído da poderosa GT-1000, a BOSS ME-90 é a mais potente unidade multiefeitos nesta gama que foi inaugurada em 1988, com a ME-5.
A BOSS continua a mandar cá para fora equipamento bem apetecível a um ritmo apreciável. Só em 2023, e para indicar apenas algumas novidades mais sonantes, a marca nipónica já apresentou o acréscimo da gama de amps Katana II, a versão stompbox do SDE-3000D e a respectiva colaboração com a EVH Gear, para homenagear Eddie Van Halen, e o recente e já muito laudado delay DM-101. Desta feita, foi revelada a pedaleira ME-90.
No seu núcleo, a unidade multiefeitos BOSS ME-90 extrai muito do seu músculo ao modelo topo de gama BOSS GT-1000, desde logo o seu arsenal de simulações de amps, mas num design mais compacto e mais económico. Ainda assim, o design é erigido em torno da tecnologia BOSS AIRD (Augmented Impulse Response Dynamics) encontrada na GT-1000. Isto oferece, diz a marca, um «som de e resposta válvulas autênticas» dos 11 tipos de amplificadores, desde combos de som limpo a stacks high gain. Além disso, o ME-90 é supostamente mais leve do que os modelos da geração anterior e apresenta a opção de ser alimentado por pilhas, juntamente com o tradicional transformador de corrente. Também possui processamento AD/DA de 24 bits e ponto flutuante de 32 bits, carregamento IR, um loop de efeitos e muito mais…
A ME-90 possui oito footswitches e um pedal de expressão recentemente concebido com um interrutor de pressão incorporado. Há também dois modos de operação, memória e manual. O modo de memória permite ao músico chamar configurações completas de patches com os footswitches, enquanto o modo manual permite o controlo directo de ligar/desligar cada categoria de efeito dentro do patch. Por outro lado, os LEDs dos pedais acendem-se em cores diferentes para uma rápida identificação daquilo que está “ligado”. Existe também uma opção para definir todos os LEDs para acenderem em cores fixas para cada modo, se desejado.
Quanto ao painel, inclui 30 botões diferentes para selecionar categorias e marcar sons. Existem também 36 patches pré-definidos que estão prontos a tocar, mais 36 patches de utilizador para armazenar configurações personalizadas. Tal como os lançamentos anteriores da gama ME, a ME-90 possui uma vasta biblioteca de efeitos BOSS, mas desta vez oferecendo sete categorias com selecções da GT-1000. Está disponível um loop de envio/retorno para pedais externos, com a possibilidade de guardar o estado de ligado/desligado nos patches e colocar o loop antes ou depois dos modelos de amplificadores na cadeia de sinal.
Num ápice, é isto que podem esperar entre as principais características da BOSS ME-90, sendo que podem buscar mais info na sede digital da BOSS.