Meia década depois do estrondoso “Chalice Hymnal” e numa redescoberta da banda (com todos os músicos reunidos em estúdio) os Grails gravaram o oitavo LP na sua discografia. Eis a capa, alinhamento e primeiros sons de “Aches En Maat”, que chega em Setembro de 2023 via Temporary Residence.
O que faz dos Grails a grande banda que são é que, em duas décadas de existência, já experimentaram mais ideias e assumiram mais riscos do que a maioria das bandas fará em toda a carreira. Desde o sentido folk e kraut dos primeiros trabalhos, passando pelo ascetismo de trabalhos “Take Refuge In Clean Living” ou “Doomsdayer’s Holiday”, até ao urbanismo e contemporaneidade inaugurada em “Deep Politics” e depois renovada em “Chalice Hymnal”. Numa extensa entrevista com o guitarrista Alex Hall, olhamos em retrospectiva essa carreira duplamente decana dos Grails.
Aqui chegada, a banda vai editar o oitavo LP na sua discografia. “Anches En Maat” é o primeiro álbum dos Grails em mais de meia década – após o magistral “Chalice Hymnal”, em 2017 – e o seu primeiro trabalho gravado com todos os membros juntos em estúdio desde “Doomsdayer’s Holiday”, em 2008.
“Doomsdayer’s Holiday” e os seguintes “Deep Politics” (2011) e “Chalice Hymnal” foram esforços que resultaram em álbuns duplos. Desta feita, em “Anches En Maat”, a banda focou-se em tornar a criar uma viagem comparativamente eficiente, mas com o tempo de execução circunscrito a um único LP. Com isso, os Grails propuseram-se a criar o mesmo mundo sonoramente denso que os seus álbuns mais longos apresentam, enquanto trocavam indulgências singulares por interacção colaborativa ao vivo. O grupo principal de membros fundadores Alex Hall e Emil Amos (Om, Holy Sons) juntou-se a Jesse Bates, Ilyas Ahmed e AE Paterra (Zombi, Majeure) em Atlanta, GA para gravar “Anches En Maat” – uma experiência de redescoberta para uma banda que se acostumou a gravar separadamente e depois trabalhar na pós-produção durante meses ou até anos a fio.

«Uma mistura improvável de bandas sonoras de softcore dos anos 80 e de telenovelas diurnas, minimalismo cósmico, westerns agunstiantes, pulsos electrónicos melancólicos e cordas maciças que remetem para o soul/disco, “Anches En Maat” é um dos álbuns mais ambiciosos dos Grails nos seus mais de 20 anos de carreira», diz a Temporary Residence sobre o disco que vai editar a 23 de Setembro de 2023.
O álbum está disponível em pre-order em vários formatos físicos, com múltiplas versões em vinil (algumas já esgotadas. Já podem disparar o player e ouvir o primeiro single, “Sad & Illegal”.