A BOSS acrescentou dois modelos à sua gama de amps de modelação, com a expansão do Katana-50 e o Katana-Artist de 100 watts. A outra novidade é a coluna Katana Cabinet 212 Waza.
Sempre em expansão, a gama Katana, uma das mais aclamadas de sempre da BOSS, recebeu novos amps em 2022. Dois combos para baixo, os amps que passaram a integrar a gama, nomeadamente o Katana-110 Bass e o Katana-210 Bass. O modelo mais pequeno, o Katana-110 possui um único woofer de 100, além do tweeter para as frequências médias/agudas, e é capaz de debitar 60 watts de potência. O modelo Katana-210 acrescenta outro woofer de 10” à sua configuração de altifalantes e soma mais 100 watts à potência do seu irmão. Em qualquer um dos modelos, o tweeter pode ser desactivado, para alterar o seu carácter sónico. Vimos os Katana Bass com maior detalhe em tempo útil.
Depois, em Julho de 2022, a BOSS também lançou uma importante versão 2 de actualização de software para os Katana MKII, introduzindo uma série de melhoramentos e novos acrescento às unidades. Totalmente gratuita para todos os utilizadores de Katana MkII. Fornecendo uma extensa linha de novas funcionalidades ao amplificador, a actualização torna mais fácil do que nunca a obtenção de um som preciso e controlado. Já neste início de 2023, foram apresentados dois amps e uma nova coluna. Nomeadamente, o Katana-50 MkII EX, o Katana-Artist MkII Head e a Katana Cabinet 212 Waza.
O Katana-50 MkII EX pode servir muito adequadamente como um amp de entrada, para quem se está a iniciar na guitarra – ainda mais agora que passa a incluir algumas características dos modelos de proa desta gama. Os músicos passam a poder contar com o auxílio dos controladores BOSS GA-FC e GA-FC EX, que permitem alternar entre sons e presets com maior agilidade, tal como activar ou desactivar efeitos do sinal. Enfim, uma boa ferramenta para treinar em casa ou para tocar ao vivo. Aliás, os amps permitem saída para um PA e também a opção de usar a função Stereo Expand, ligando-se a outro modelo Katana-50 MkII EX ou a um modelo Katana MkII de 100 watts. O GA-FC EX até será capaz de controlar ambos os amps. Infelizmente, sem tudo são rosas e este novo modelo continua a não possuir loop de efeitos.
O Katana-Artist MkII Head de 100 watts é simplesmente a versão em cabeço do combo Katana-Artist MkII e uma excelente opção para quem é adepto de amplitude de headroom. Além do mais, integra cinco carácteres de amps e mais cinco variações desses voicing, num total de 10 opções sónicas. Os efeitos contam 60 dos mais clássicos pedais da BOSS. Projectado para o uso em concertos, há um pedal controlador para um boost que permite furar a mistura. Támbem poder ser modelada a emulação da coluna com as configurações ‘Air Feel’, que surgem no painel posterior do modelo e apresentam três presets e duas vagas para personalização dos ajustes. Claro, é ainda mais fácil fazer isto através do software de edição BOSS Tone Studio, capaz ainda de ajustar o controlo de potência para treinar sem grande alarido ou para gravar em home studio.
Por fim, a Katana Cabinet 212 Waza é design idealizado para se conjugar com o novo cabeço acima descrito. Os dois altifalantes de 12” desta coluna são inspirados nos altifalantes das stacks Marshall da década de 60. Também podem acrescentar outra destas colunas ao rig e numa configuração 4×12 remover o painel traseiro a uma das colunas, ficando com uma clássica solução open e closed back.
2 pensamentos sobre “BOSS, Mais Amps Katana MkII”