O NS-1X Noise Suppressor é o primeiro pedal noise gate da BOSS desde 1987. Atentai nos benefícios da redução de ruído.
Não existirá algum grupo de músicos que não necessite de algo para cortar as gorduras e o zumbido do seu som de guitarra eléctrica. Todavia, as condições punitivas do alto ganho em que os guitarristas de metal operam – particularmente aqueles enclausurados no staccato do djent – muitas vezes exigem um noise gate com maior urgência.
Nunca é tarde demais para experimentar um. Aliás, Zakk Wylde é o tipo de gajo que come pedais de overdrive ao pequeno-almoço e admitiu que recentemente acrescentou um à sua pedalboard, quando recebeu a chamada para se juntar à reunião dos Pantera (que passou em Lisboa no Verão passado).
Portanto, o mais provável é precisarem de pensar seriamente em arranjar lugar na vossa pedalboard. É aqui que entra o NS-1X Noise Suppressor. A BOSS diz que a sua sequela do venerável NS-2 não é apenas um pedal de nicho. O seu circuito foi concebido para que os músicos de muitos estilos diferentes possam colher os benefícios desta stompbox. O NS-1X tem uma voz que não se intromete na forma de tocar e que “inteligentemente” organiza as coisas em torno disso, fruto da tecnologia Multi-Dimensional Processing (MDP), patenteada pela BOSS.
«O processamento rápido e os modos de funcionamento versáteis proporcionam um desempenho superior para uma vasta gama de cenários, desde a redução suave do ruído para configurações gerais de palco e estúdio até ao gating ultrarrápido para estilos rítmicos pesados e outras técnicas que dependem de Sons de alto ganho», lê-se na declaração da marca nipónica.
O NS-1X tem três modos de funcionamento: Reduction, Mute e Gate. Os utilizadores que queiram apenas melhorar o seu som, aparar um pouco o zumbido dos single-coils quando utilizam um pedal de chorus analógico, podem selecionar o modo Reduction. Este será útil para gravação e funciona bem com todos os estilos de pickups, mantendo o decair natural das notas.
O modo Mute é útil quando se toca ao vivo – muito simplesmente silencia o sinal, permitindo falar com o público (os quinze gatos-pingados nesse concertão DIY), trocar de instrumento ou fazer uma pausa para uso do afinador de guitarra. Por fim, o modo Gate aplica uma supressão de ruído “ultra-rápida” para limpar os sons de ganho elevado ao fazer sweep picking, acrobacias legato e, claro, ao mergulhar na tempestade agreste de um riff de metal que se preze.
O pedal faz tudo isto analisando o seu sinal em tempo real, processando-o através de múltiplos parâmetros em simultâneo para identificar e suprimir as sibilâncias indesejadas. A configuração dos controlos é simples, com os botões Threshold, Decay e Damp para ajustar o desempenho da unidade e um botão rotativo de três vias para seleccionar o modo de funcionamento. Um indicador Reduction posicionado por baixo dos controlos mostra a intensidade com que o pedal está a trabalhar.
Outras características incluem um loop de envio/retorno indicado para os pedais que produzem mais ruído, oferecendo um “desempenho melhorado” a esses demónios de fuzz ou distorção com os quais coabitam. O BOSS NS-1X Noise Suppressor vale uns $199 (dólares). Mais detalhes na BOSS.