Budda Guedes, extraordinário guitarrista sediado em Braga, criou o álbum “Portugal Desde A Raiz” e o respectivo road movie sobre as raízes da música portuguesa, juntando a músicos convidados para fundir os sons tradicionais de várias regiões do país com o blues.
“Portugal Desde a Raiz” é uma viagem real e musical por Portugal, inspirada no trabalho de Giacometti entre 1960 e 1983 e enriquecida pelo conceito subjacente à obra do norte-americano Ry Cooder, em trabalhos como “Buena Vista Social Club”, “Mambo Sinuendo” e “A Meeting By The River”, nos quais, para além do trabalho de recolha, buscando músicos das raízes, Ry Cooder cria nova música em conjunto com esses artistas, emprestando a sua visão, olhando para o presente.
Budda Guedes explica-nos que o objectivo foi «criar um disco e um documentário audiovisual onde se foram buscar as raízes da música nacional e fundi-las com as influências do século XXI, contemporizando assim a tradição. O projeto tem o intuito de resgatar a tradição perdida no tempo e espaço e revitalizá-la». Budda Guedes, músico e director artístico do projecto, visitou os oito artistas presentes neste trabalho na sua região, para compor e gravar uma música em colaboração com cada um deles. Num período de 3 dias, cada artista convidado trabalhou em parceria com Budda Guedes para juntos comporem uma música que seja um reflexo dessa região e do género musical que cada artista representa (Fado, Cante Alentejano, Canto Polífónico, Desgarrada, Percussão, Corridinho do Algarve, Música Mirandesa).
Reflecte Budda Guedes: «Pretendi mostrar a variedade de cultura do pais continental de Norte a Sul, desde Viana do Castelo, Miranda do Douro, Braga, Porto, Tavira e Évora, mas sempre revitalizando e contemporizando a música de raiz, trazendo-a para o presente e revelando-a como base de toda a música do século XXI». Em jeito de conclusão, Budda afima que «a música de raiz é assim apelidada precisamente por estar na raiz de toda a música que a seguiu. É a génese! E aquilo que este projecto pretende, é mostrar que apenas com algum trabalho de produção e criação, facilmente se consegue apresentar esta música num formato mais pop e contemporâneo, apelando a novos públicos, à semelhança do que artistas como Ana Moura e Mariza fizeram com o Fado».
Todo o trabalho de composição e gravação foi gravado em vídeo por Nico Guedes (irmão do guitarrista e seu companheiro nos Budda Power Blues, entre vários outros projectos). O documentário já se encontra disponível na plataforma YouTube e pode ser visualizado integralmente no player em baixo. “Portugal Desde A Raiz”, já se encontra disponível nas lojas físicas e digitais e pode ser escutado em streaming gratuito também. Vale a pena recordar que o guitarrista é um entusiástico promotor das qualidades musicais do nosso país e também dos aspectos industriais da música, tendo recentemente desenvolvido uma guitarra de assinatura com a Futone Guitars.
Um pensamento sobre “Budda Guedes, A Fusão das Raízes Musicais Portuguesas com o Blues”