Candlemass, Deuses Escandinavos

As lendas do doom Candlemass anunciaram um novo álbum, intitulado “Sweet Evil Sun” e com data de edição apontada para o próximo dia 18 de Novembro, através da Napalm Records. A acompanhar o anúncio, a banda disponibilizou um vídeo para o primeiro single do disco, “Scandinavian Gods”.

Na nova malha, o grupo conjura elementos de rock clássico e doom metal vintage, dando origem a um banger imediato e acessível, que até faz lembrar os magníficos KRUX. O vocalista Johan Längquist — que voltou aos Candlemass em 2018, após aparecer no icónico álbum de estreia, de 1986 — mostra-se em muito boa forma, com as suas linhas vocais a destacarem-se das guitarras e da bateria metódica. «A ‘Scandinavian Gods’ é Slayer misturado com Queen e Judas Priest!», afirma Leif Edling. O líder musical e reserva espiritual dos suecos prossegue, em declarações traduzidas pela LOUD!: «Trata-se da herança e do futuro e do facto de por vezes ser absolutamente necessário partir ou, pelo menos, duvidar dos deuses antigos. Trata-se da dificuldade de fazer isso, e da ironia do facto de te veres a ser arrastado vezes sem conta de novo para eles, para esses círculos obscuros e para o esquecimento do passado. Onde queremos estar? E em que devemos acreditar? Será que precisamos mesmo deles para construir um futuro melhor?»

Os músicos passaram 18 meses laboriosamente concentrados em “Sweet Evil Sun”, que procura trazer de volta «toda a grandeza dos primeiros anos, explorando temas de ambição e luta, esperança e fracasso», de acordo com o comunicado de imprensa. O álbum foi gravado no estúdio NOX em Estocolmo, na Suécia, e a capa — que podes ver em baixo — foi ilustrada por Erik Rovanperä, o arquitecto por trás do estilo visual da banda sueca desde “Psalms For The Dead”, de 2012.

01. Wizard Of The Vortex; 02. Sweet Evil Sun; 03. Angel Battle; 04. Black Butterfly; 05. When Death Sighs; 06. Scandinavian Gods; 07. Devil Voodoo; 08. Crucified; 09. Goddess; 10. A Cup Of Coffin (outro)

Os Candlemass foram formados pelo baixista e compositor Leif Edling em Estocolmo, Suécia, em 1984. O sentido épico do seu doom metal tornou-se um dos pilares de influência para toda uma geração dos subsequentes grandes nomes do género, depois dos Candlemass terem bebido bastante da fonte inesgotável que são os Black Sabbath.

Para celebrar o 35º aniversário de um dos maiores clássicos do doom metal, a Peaceville Records e os Candlemass criaram uma reedição sumptuosa: uma caixa triplo vinil que tem uma versão remasterizada do álbum, uma colecção de gravações essenciais de 1985 dos Candlemass e que antecedem as sessões ‘Epicus…’ (sob a forma da demo ‘Witchcraft’), as gravações no estúdio OAL e o ensaio da banda em Upplands Väsby , em Novembro de 1985. Cada LP possui capa separada e a caixa inclui ainda um folheto de 8 páginas 12″ com imagens da época e notas de contextualização, mais um cartaz A2 e a impressão de uma carta escrita à mão pelo fundador Leif Edling.

Descobre mais AQUI.

Leave a Reply