Novo modelo San Dimas Style 1 da Charvel Guitars. Construída em alder, com braço em maple. Configuração HSS com uma versátil combinação de PUs Seymour Duncan. O acabamento Platinum Pearl é deslumbrante.
O nome dos modelos tem origem na sua localidade natal, San Dimas, na Califórnia. A San Dimas Style 1 foi o resultado directo do movimento do início dos anos 80 levado a cabo por guitarristas super talentosos oriundos do Sul da Califórnia. Guitarristas a que hoje chamamos shredders. A era dourada desse género musical pode já ter passado, mas as guitarras Charvel San Dimas Style 1 continuam em produção.
Por exemplo, em 2020, chegou a Pro-Mod San Dimas Style 1 Com corpo swamp ash e com o cada vez mais popular acabamento sandblasted. Neste acabamento, o grão da madeira é polido e posteriormente preenchido com tinta, neon pink nesta guitarra. Braço em maple com reforço de grafite, escala em maple com 22 trastes, Floyd Rose double-locking, e cabeça original Fender Stratocaster. Na electrónica estão dois humbuckers, o DiMarzio Super Distortion (ponte) e o DiMarzio PAF Pro DP151 (braço). Controlos de volume (push-pull) e tone, além do alternador de três posições. Na posição intermédia, se activarem o coil-split no push-pull, utilizam os coils internos ou externos dos dois pickups. Já em 2021, a Charvel San Dimas estreou três versões Sassafras. Esta é uma madeira com um carácter sónico mais suave, com uma ressonância aproximada à de madeiras como walnut ou mogno.

O mais recente modelo é a Pro-Mod San Dimas Style 1 HSS FR M. O corpo alder está acoplado a um braço de de maple aparafusado, com um par de varas de grafite, para resistir à flexão e ao empenamento de pressões ambientais/atmosféricas. O perfil do braço foi concebido para tocar com velocidade e mudanças de posição completamente desimpedidas, enquanto que as arestas bem polidas da escala proporcionam a sensação de um instrumento “amaciado” com muita quilometragem. A escala 12″-16″ em maple é percorridda por 22 trastes jumbo e incrustações de pontos pretos. O volante do truss rod é acessível no heel.
O pickup da ponte, o humbucker Seymour Duncan® JB TB-4, mais os single-coils Seymour Duncan Custom Flat Strat® SSL-6 e Custom Flat Strat SSL-6 RWRP, no meio e no braço, respectivamente, são montados directamente no corpo, para maior transferência de vibração. Este power trio de PUs produz harmónicos agressivos na posição da ponte para articulados sons blues e cavalgadas heavy metal e uma mistura perfeita de saída com volume e aquela atitude Stratocaster na posição intermédia e no braço. A marca destaca a amplitude de variações sónicas que podem ser evocadas com o switch, o controlo de volume e o controle de “no-load” de tone, que funciona como um controlo de tone normal das posições um a nove e anula-se do circuito na posição dez para um som transparente, deixando a voz natural da guitarra brilhar por completo. A estabilidade da afinação é garantida pelo sistema double-locking Floyd Rose® 1000 Series.
A Pro-Mod San Dimas Style 1 HSS FR M está disponível num arrasador acabamento Platinum Pearl, com hardware cromado. Mais specs e info na Charvel.