Comendatio Music Fest 2023, Cartaz Final & Horários

O Comendatio Music Fest acontece em Tomar, nos dias 5 e 6 de Agosto. The Ocean, Caligula´s Horse e I Built The Sky lideram um cartaz que sofreu alterações de última hora, mas se mantém vigorosamente coeso. Eis o line-up final e horários.

O Comendatio Music Fest, evento que tem vindo a transformar-se, paulatinamente, num ponto de paragem obrigatória em solo nacional para quem aprecia e segue as tendências mais modernas e progressivas da música pesada, regressa uma vez mais ao Paço da Comenda, em Tomar, nos dias 5 e 6 de Agosto de 2023. Em meados de Março, a organização evento confirmou os primeiros nomes do cartaz da edição deste ano, com os norte-americanos Volumes e os australianos Caligula’s Horse à cabeça.

Infelizmente, entre as confirmações originais, os Volumes e o Carbomb foram forçados a cancelar as suas actuações no festival e, no seu lugar, entraram no cartaz os alemães The Ocean e os australianos I Built The Sky.

«Todo o santo festival teme um cancelamento em cima da hora e infelizmente o Comendatio não está imune a essas vicissitudes da vida festivaleira», pode ler-se num comunicado divulgado através das redes sociais do Comendatio Music Fest. «Dito isto, temos uma boa e uma má notícia. A má notícia é que os Volumes e os Carbomb cancelaram os seus concertos no nosso país, sem grande justificação. A boa notícia é que os alemães The Ocean e os australianos I Built The Sky foram adicionados ao cartaz como substitutos».

Já na semana que antecede o evento, os Allt cancelaram a sua presença, sem oferecer grande justificação para essa decisão, de acordo com as redes sociais do Comendatio Music Fest. Recrutados à última hora foram os Hochiminh. «Os nacionais Hochiminh foram adicionados ao alinhamento do Comendatio 2023 em substituição dos suecos ALLT, que por motivos mesmo muito alheios à organização do festival (tão alheios que não sabemos quais são), nos informaram há dias atrás que afinal não podem vir. Esta decisão tardia é algo que nos ultrapassa completamente, ainda assim pedimos desculpa pela ALLTeração», lê-se no Facebook do Comendatio Music Fest.

Apesar deste imprevisto, não faltam motivos para apreciar um cartaz extremamente sólido e homogéneo. Desde logo, o regresso dos The Ocean. Depois de, em Maio do ano passado, terem passado por Portugal para um espectáculo apoteótico, a banda volta ao nosso país com um novo álbum na bagagem. Lançado a 19 de Maio, através da Metal Blade Records, “Holocene” é descrito como «uma mudança sonora» e, de acordo com os headliners do Comendatio Music Fest, funciona como capítulo final da quadrilogia iniciada em “Precambrian” e que contempla ainda os trabalhos “Phanerozoic I: Palaeozoic” e “Phanerozoic II: Mesozoic | Cenozoic”.

«Apesar de termos tido um ano bastante pesado em termos de tours, ainda encontrámos um tempo para completar o nosso novo álbum», explicava o colectivo germânico em comunicado. Mostrando a banda num registo mais intimista do que é habitual, como o próprio título indica, o LP aborda a época do Holoceno, a era actual e mais curta do planeta da Terra, mas, segundo Robin Staps, o estratega dos The Ocean, «é essencialmente um álbum sobre angústia, alienação, perda de razão e pensamento crítico, ascensão de teorias da conspiração e desconstrução de valores na era moderna».

Headliners no segundo dia do festival, os Caligula’s Horse vêm de Brisbane, na Austrália, e foram criados em 2011 em torno do vocalista Jim Gray, dos guitarristas Sam Vellen e Adrian Goleby, do baixista/vocalista Dave Couper e do baterista Josh Griffin. Investidos numa sonoridade que funde rock alternativo e prog, o álbum de estreia foi “Moments From Ephemeral City”, seguindo-se “The Tide, The Thief & River’s End” (2013), “Bloom” (2015), “In Contact” (2017) e “Rose Radiant” (2021).

Quanto ao festival, podem consultar os horários em baixo. Disponível no local: parque de estacionamento, food court, merchandise, WCs, área para campismo e muito mais. Os bilhetes para o Comendatio Music Fest 2023 já estão à venda (abre novo separador).

Leave a Reply