O Comendatio Music Fest segue para nova edição em Tomar, nos dias 5 e 6 de Agosto. Volumes, Caligula´s Horse e Allt estão entre as duas primeiras vagas de confirmações.
O Comendatio Music Fest, evento que tem vindo a transformar-se, paulatinamente, num ponto de paragem obrigatória em solo nacional para quem aprecia e segue as tendências mais modernas e progressivas da música pesada, regressa uma vez mais ao Paço da Comenda, em Tomar, nos dias 5 e 6 de Agosto de 2023.
Em meados de Março, a organização evento confirmou os primeiros nomes do cartaz da edição deste ano, com os norte-americanos Volumes e os australianos Caligula’s Horse à cabeça. A LOUD! traça um rápido perfil das bandas. De Los Angeles, na Califórnia, os primeiros são uma das mais interessantes propostas saídas do metalcore contemporâneo e estiveram entre os pioneiros do djent.
Surgida em 2010, a banda lançou o álbum de estreia, “Via”, em 2011, que foi sucedido pelos aplaudidos “No Sleep” (2014), “Different Animals” (2017) e “Happier?” (2021). Os Caligula’s Horse vêm de Brisbane, na Austrália, e foram criados em 2011 em torno do vocalista Jim Gray, dos guitarristas Sam Vellen e Adrian Goleby, do baixista/vocalista Dave Couper e do baterista Josh Griffin. Investidos numa sonoridade que funde rock alternativo e prog, o álbum de estreia foi “Moments From Ephemeral City”, seguindo-se “The Tide, The Thief & River’s End” (2013), “Bloom” (2015), “In Contact” (2017) e “Rose Radiant” (2021).
Além dos maiores destaques, ficou também assegurada a presença dos Carbomb, dos Unprocessed, dos Altesia e dos Corrosive. Depois, na antecâmara da Semana Santa, foram confirmados mais quatro nomes no cartaz: os muitos aplaudidos suecos Allt, os exímios Playgrounded, cuja formação inclui músicos holandeses e gregos, e ainda os nacionais Apotheus e Qwentin.
Desta segunda leva de contratações, o destaque vai obviamente para os Allt, banda de metalcore progressivo sediada em Karlskoga, na Suécia, e formada em 2020. Num som sombrio e emotivo, estes jovens músicos combinam riffs afinados com melodias orelhudas e arranjos orquestrais, numa fusão de elementos díspares bem patente em “The Seed Of Self-Destruction”, que foi editado em Abril de 2022. A organização irá anunciar novos nomes para o cartaz em breve. Os bilhetes para o Comendatio Music Fest 2023 já estão à venda (abre novo separador).
A foto dos Allt que abre o artigo é de Oscar Dziedziela.
Um pensamento sobre “Comendatio Music Fest 2023”