Visions Of War

Dokuga, Simbiose & Visions Of War no Porto

CVLTO promove novo vendaval punk crust no Barracuda – Clube de Roque, no Porto, com as lendas nacionais Dokuga e Simbiose e os alemães Visions Of War, para mostrar o split entre os dois últimos.

São um nome antigo do Porto, um dos escassos grupos punk nacionais. Os Dokuga persistem pelas ruas portuenses, sempre a horas tardias, há já quase duas décadas sob litros de álcool. Em 2020, gravaram com os Vai-te Foder um split em que assinam quatro dos treze temas apresentados, tudo gravado de um só fôlego pois, explicava a banda à LOUD!, «há dinâmicas que só são possíveis de captar assim, e livras-te daquele som imaculado e ultraproduzido de bandas que soam todas iguais».

No seu punk há muito d-beat e, refere o press da CVLTO, a sua presença no cartaz foi uma quase exigência dos headliners. Os «Visions of War pediram, nós dissemos que sim. Conhecidos da(s) casa(s) mais infames portuguesas, os Dokuga dispensam apresentações. Abrem a pista de mais um baile de Inverno da CVLTO no dia 11 de Novembro. Chove cerveja».

Os Simbiose são um dos maiores nomes no submundo do peso português, donos de um currículo invejável, onde estão arquivadas mais de três décadas de actividade, tornaram-se numa autêntica instituição do crust/metal/punk nacional. Aliás, em 2017, esse estatuto valeu-lhes um álbum tributo editado pela Raging Planet. É obra. Eu ando por aqui com mais uma década em cima que os Simbiose e nunca tive direito a ser tributado com um álbum!

Formado em 1991, o grupo conta com uma série de trabalhos editados, onde se contam alguns splits com nomes internacionais, e, acima de tudo, muita experiência de estrada. Neste volume das Pérolas Imundas do Underground, destacamos o álbum “Trapped”. No dia 10 de Novembro, voltam ao Porto, desta vez de braço dado e em tom de apresentação do split de três malhas com os outros gigantes da noite; Visions of War.

«Directamente de Berlin; Visions of War – oriundos da Bélgica e muito aguardados pelo regresso a solo português, chegam preparados para fazer tremer a rua da Madeira mais do que qualquer comboio». Apoiemo-nos no press da CVLTO para destacar o carácter sónico e a biografia da banda: «Mais raw punk que esta malta é impossível: crust furioso, rápido e resultante da mistura perfeita entre metal rápido e sujo e punk odioso e gutural.

Formados em 1996, trazem aguilhotinados uma série de álbuns e splits de referência e imprescindíveis para qualquer marmanjo que se diga fã de punkalhada europeia. Arrepiantes, políticos, perfeitamente ritmados, prometem um concerto fenomenal; único pela apresentação do split igualmente impressionante com Simbiose. E que o underground viva, produza e expresse, além das meras linhas transparentes no chão a que chamamos fronteiras».

O concerto decorre no Barracuda – Clube de Roque, no Porto, no dia 10 de Novembro de 2023. A entrada vale 12 paus, com as portas a abrirem às 22h. Os Dokuga sobem a palco meia-horas depois. Pelas 23h30 é a vez dos Simbiose e já depois da meia-noite (pelas 00h30) actuam os Visions Of War. Depois, há after-party até às 06h. Fiquem com a páginal oficial do evento no Facebook (na hiperligação).

Leave a Reply