EHX

EHX NYC DSP Series, Os 9 Mini-Pedais Pico

Mike Matthews diz ser o mais ambicioso lançamento da EHX desde que fundou a marca. Apresentamos cada um dos nove pedais Pico da NYC DSP Series.

Já se conheciam dois dos novos mini-pedais da série NYC DSP da Electro-Harmonix, nomeadamente o POG e o compressor Platform, mas o que não estávamos à espera era de mais sete pedais, incluindo algumas icónicas stompboxes EHX que foram ainda mais compactadas. Estes incluem o Canyon Delay que se transforma no Canyon Echo e o Oceans 3-Verb que é uma versão simplificada do pedal de reverb Oceans 11. É ainda gratificante ver o regresso do híbrido Freeze como o Deep Freeze.

Estes pequenos pedais de efeitos são claramente um lançamento muito significativo para a empresa. «Esperamos coisas muito grandes deste lançamento», diz o fundador da EHX, Mike Matthews, sem meias palavras. «É o mais antecipado e ambicioso que alguma vez empreendi desde que abri a loja em 1968». Vamos dar uma vista de olhos a cada um deles com as descrições e demonstrações do press release da EHX…

Pico Pitch Fork | Com um total de 30 opções pitch shift e expansão dos controlos, o Pico Pitch Fork é o mais recente estágio evolutivo no pitch shifting da Electro-Harmonix. O botão Mode escolhe entre Pitch Up, Pitch Down e Dual Modes, enquanto os botões Volume e Blend manipulam a mistura. O novo controlo Sweep ajusta a velocidade da “varredura” do pitch, de instantânea até 4 segundos. O Pico Pitch Fork possui alternância entre as funções Latch e Momentary para explosões de sons retorcidos ou capacidade de reafinação de canções completas.

Pico Oceans 3-Verb | O Oceans 3-Verb pega nos fiáveis e clássicos reverbs Spring, Plate e Hall, extraídos ao premiado EHX Oceans 11 Reverb, e disponibiliza-os num compacto pacote capaz de conjurar gigantescos ambientes sónicos. Este conjunto de reverbs essenciais vem acompanhado de controlos flexíveis que incluem pre-delay, spring lenght (tamanho da mola de reverb) e tone. Adicionalmente, o Infinite Reverb pode ser acedido instantaneamente ao puxar ao máximo o controlo de tempo ou apenas mantendo pressionado o footswitch, para criar um ambiente de revolteios de reverb.

Pico Canyon Echo | O delay digital Canyon Echo destila a simplicidade e versatilidade do original Canyon Delay e Looper num efeito eco sem tretas, com funções e som optimizados para performance. No seu núcleo, o Canyon Echo é um eco digital pristinamente limpo com até três segundos de tempo de delay. Em cima disso, acrescentámos algumas fun ções inteligentes que qualquer músico apreciará: Tap Tempo com até três subdivisões rítmicas; Filter Know que recorta as frequências agudas ou graves; alternância de delay tails e um novo modo Infinite Repeats que actua como uma máquina de fita em loop.

Pico Deep Freeze | O encontro entre os pedais Freeze e Superego originais é o Deep Freeze Sound Retainer. Com a capacidade de congelar um momento no som, o Deep Freeze é capaz de actuar como um pedal de sustain para manter acordes e notas como suporte para o que se está a tocar ou como uma plataforma para trasformar isso em novos sons impossíveis de obter com uma guitarra normal. As características incluem os modos Latch, Moment e Auto, controlos Speed/Layer e Gliss, bem como três topologias de bypass para opções de desempenho melhoradas.

Pico Attack Decay | Conhecido por produzir swells de volume invertido, sons de fita retrocedida, notas staccato artificialmente curtas e efeitos de instrumentos de arco, a reedição do Attack Decay trouxe o efeito vintage para o presente. Agora, o Pico Attack Decay pega no efeito de filtro Attack Decay caraterístico e torna-o ainda mais fácil de usar na pedalboard. Com uma disposição simples dos controlos Volume, Sensitivity, Attack e Decay, o Pico Attack Decay também oferece o revolucionário modo Poly, que dá a cada nota o seu próprio envelope de ataque e torna a execução de arpejos e leads rápidos fácil e única.

Pico Triboro Bridge | Os fundamentos da imundície incluem o Overdrive, a Distorção e o Fuzz e todos os três podem ser encontrados no novo pedal drive multi-modo Triboro Bridge. Pegando nos algoritmos de distorção do Platform e Attack Decay, o Triboro Bridge liga os três tipos de drive com um conjunto de controlo simples e conveniente de Volume, Gain, EQ e ainda um Gate para o fuzz. O Input Contour Mode adicional acrescenta um EQ na entrada, para capacidades tonais mais modernas.

Pico Rerun Tape Delay | Baseado no algoritmo de delay de fita encontrado no EHX Canyon Delay & Looper, o Rerun Tape Delay proporciona vibrações vintage com conveniência moderna. Três modos de Flutter e um botão de Saturação trazem uma vasta gama de sons de Tape Delay a esta unidade insuspeitadamente poderosa. Ao carregar no botão Feedback ou ao manter pressionado o footswitch, cria efeitos de delay de fita descontrolados que podem ser tocados como um instrumento próprio.

Pico Platform | O Pico Plataform coloca compressão e limitação com categoria de estúdio com opções avançadas em qualquer pedaleira para uma vasta gama de controlo dinâmico. Desde o polimento subtil do timbre até ao sustain ultra denso, o Pico Platform oferece um conjunto completo de estilos de compressor e limitador num chassis super compacto.

Pico POG | O Pico POG pega no poderoso e rápido algoritmo de oitava polifónica da aclamada linha POG da EHX e coloca-o numa embalagem compacta. O Octave Up adiciona um brilho cristalino, enquanto o Sub Octave traz o trovão, tudo com um controlo super apertado e uma polifonia perfeita. Acrescente o novo controlo Tone com três definições de filtro e terás uma nova abordagem ao pedal de oitava mais popular do mundo.

E ei-los. Mais info na EHX.com

Leave a Reply