Hell Melter

Electro-Harmonix Hell Melter

Como é meio impossível existirem demasiados clones do HM-2, a Electro-Harmonix criou o Hell Melter, uma versão ainda mais extrema da stompbox que se tornou uma lenda do death metal sueco por direito próprio.

A Electro-Harmonix é uma marca cujos pedais, geralmente, nenhum guitarrista hesitaria em ter sob os pés, mas o seu mais recente pedal de distorção talvez seja mais para aqueles que lidam nas fronteiras demoníacas do som, o Hell Melter.

Sob a sua superfície ardente, o circuito é baseado no clássico HM-2 da BOSS. O original é por vezes referido como “chainsaw distortion”, graças ao som produzido semelhante ao de uma serra eléctrica. Som esse que tornou-se pedra angular do movimento death metal sueco, quando foi abraçado por bandas como Entombed e Unleashed. A versão da EHX do circuito oferece algumas das características tradicionais do seu antepassado, mas acrescenta também uma série de novos controlos, permitindo que os músicos mais exigentes (ou mais maníacos) levem o pedal a novos extremos, ao mesmo tempo que oferecem uma modelação mais precisa do som.

Para além dos habituais controlos Level, Distortion e EQ activa, existem agora controlos paramétricos de médios e mini-mostradores para o Dry Level e para o Noise Gate incorporado no circuito. Os músicos também podem escolher entre dois modos: ‘Normal’ (o icónico som da serra eléctrica) e o ‘Burn’ de gain ainda mais elevado. A activação deste último modo «alarga significativamente o som do pedal ao mudar para opções de clipping mais aberto e ao aumentar a tensão interna, para obter mais margem de manobra», afirma a EHX.

Usar o controlo Dry Level, entretanto, irá misturar um sinal limpo e seco ao tom de distorção, o que a marca diz que pode ajudar a manter a clareza ao empilhá-lo com a distorção do amplificador ou outros pedais. Finalmente, o Hell Melter oferece um footswitch extra, denominado Boost, que adiciona gain no estágio de entrada e oferece volume ajustável.

Tudo isto tem como capa um demoníaco e flamejante artwork que, por si só, tresanda a enxofre. O preço não é apocalíptico, mas ainda pisca um olho ao número da besta, batendo nos $176,66 (dólares). De resto, a EHX não é a primeira (nem será a última) marca a reinventar o HM-2. Por exemplo (e cingindo-nos à nossa plataforma), a KMA Audio Machines introduziu o WURHM em 2020, enquanto a BOSS lançou o seu próprio HM-2 recauchutado pela Waza Craft em 2021.

Quanto ao Hell Melter, podem averiguar mais info e specs no site oficial da Electro-Harmonix. Demo oficial da marca no player seguinte.

2 pensamentos sobre “Electro-Harmonix Hell Melter

Leave a Reply