Walking On The Moon

Electro-Harmonix & Andy Summers Walking On The Moon

A Electro-Harmonix uniu esforços com o frenético Andy Summers para recriar o seu icónico som flanger nos The Police. O resultado é o analógico Walking On The Moon.

Anunciado como um «tributo às sonoridades que Andy utilizou enquanto construía o seu nicho nos primeiros dias em que tocava com os The Police», o pedal é um flanger analógico com um conjunto de controlos bastante simples: Rate, Range e Color.

Semelhante ao EHX Electric Mistress, que Summers usou nos clássicos de 1979 da banda, “Walking On The Moon” e “Message In A Bottle”, o Rate define a velocidade da modulação que varia de filter sweeps lentos e suaves a um «vibrato frenético», enquanto o Range controla o quão focado ou amplo o efeito passa o espectro de frequência dos graves. Entretanto, o controlo Color afecta a intensidade do efeito flanger, permitindo efeitos tipo chorus subtis até sons clássicos de elevada intensidade. «A essência está algures entre o jato flanger e os sons de chorus, que oferecem uma beleza de cintilância que é inconfundível», diz a Electro-Harmonix.

O pedal também inclui um Filter Matrix que desactiva o LFO do circuito do flanger, congelando efectivamente o flanger, dando um efeito de filtro fixo que pode acrescentar sobretons harmonizados ao som sem o movimento de um pedal de modulação tradicional. Além disso, a saída DRY deste pedal da EHX e Andy Summers permite separar o sinal limpo do sinal com efeito. Quanto à estética, o grafismo Special Artist Edition com a assinatura de Andy adorna o chassis do pedal. Os utilizadores que o adquiram também receberão um poster com arte de Laura Josephson.

«Esta bela cintilação que tornava o som mais amplo e mais glamoroso, tornou-se uma espécie de caraterística do meu som de guitarra. Uma grande parte do meu som de guitarra, naquela época nos Police, era o som de flanger que colocámos neste grande novo pedal», diz Andy Summers sobre esta stompbox.

Nos meses mais recentes, a EHX apresentou um clone do HM-2, o Hell Melter, que é uma versão ainda mais extrema da stompbox que se tornou uma lenda do death metal sueco por direito próprio. E, partindo de um mockup da JHS Pedals que cativou Mile Matthews, criou o octa-fuzz Lizard Queen, com aquele som charmoso dos anos 70. Agora, o pedal Walking On The Moon já está disponível no mercado (a valer uns 129 dólares). Podes ouvi-lo em ação no player seguinte. Mais informação no site oficial da Electro-Harmonix.

Leave a Reply