Em 2010, num Side B ao barrote, Alex Hellid e o saudoso LG Petrov lideraram os Entombed num concerto memorável, focado nos três primeiros e clássicos álbuns dos death ‘n’ rollers suecos.
O dia 19 de Março de 2010, foi uma das últimas vezes que os Entombed estiveram em Portugal, antes de se desmembrarem, numa sala à pinha no antigo Side B, em Alenquer. Nesta altura, do lineup clássico da banda, só subsistiam LG Petrov e o guitarrista Alex Hellid. Num concerto explosivo a banda tocou: Eyemaster; Like This With The Devil, Sinners Bleed; Out Of Hand; Supposed To Rot; Serpent Saint; I For An Eye; Crawl; When In Sodom; Masters Of Death; Left Hand Path; Chief Rebel Angel; Demon; Wolverine Blues; Stranger Aeons; Damn Deal Done; Night Of The Vampire; Revel In Flesh; To Ride, Shoot Straight And Speak The Truth.
Em 2014, deu-se o cisma. Com a saída de Hellid, os Entombed decidiram parar (não fazia sentido usar-se o nome), tendo apenas se juntado para ocasiões bem especiais, e LG Petrov formou os Entombed AD. Esta proposta passou no nosso país logo em 2015, no SWR. Seguiram-se concertos no Stairway Club (2017) e no RCA Club (2019). Em Agosto de 2020, Lars-Göran Petrov foi diagnosticado com um cancro incurável da via biliar. O vocalista revelou seu diagnóstico através da criação de um GoFundMe, cuja criação pretendia ajudá-lo durante o processo de tratamento. «Fui atingido por um cancro incurável e estou a lutar contra isso há algum tempo. Não pode ser removido, mas os médicos estão a tentar controlá-lo com quimioterapia. A vida dá voltas estranhas… Se quiserem ajudar um companheiro metalhead necessitado nestes tempos difíceis, fiquem à vontade para doar aqui!».
O carismático músico sueco acabou por morrer a 07 de Março de 2021. A noticia chegou através da página oficial no Facebook dos AD. «Estamos arrasados ao anunciar que nosso querido amigo Lars-Göran Petrov nos deixou». O comunicado dizia ainda: «O nosso irmão, líder, vocalista, o nosso Chief Rebel Angel, deu outro passeio ontem à noite. É com a mais profunda tristeza que anunciamos que o Lars-Göran Petrov nos deixou. Ele era (é !!!) um amigo incrível, e uma pessoa que tocou tantas pessoas. Ele mudou tantas vidas com a sua voz, a sua música, o seu carácter e a sua personalidade única. O sorriso da LG é algo que levaremos para sempre nos nossos corações. Quando questionado numa entrevista sobre o que gostaria de ter escrito no seu túmulo e sobre o seu legado, disse: ‘Eu nunca vou morrer, nunca vou morrer’. E ele não o fez. Viverá para sempre nos nossos corações. Descansa em paz, LG Petrov».
Em baixo, podes disparar o bootleg desse concerto histórico no Side B, na altura ainda no local original, em Benavente, naquela que foi, provavelmente a maior enchente da sala. A primeira parte esteve a cargo dos rockers nacionais Miss Lava e dos Avulsed, death metal técnico e tradicionalista feito por nuestros hermanos.