Não é a primeira vez que Bernardo Moreira dialoga com a música de Carlos Paredes. No seu mais recente disco, “Entre Paredes”, esse diálogo é retomado num movimento de muitas aproximações ao imenso legado que o músico de Coimbra nos deixou. Eis o concerto no Coliseu do Porto, para visualização integral, via RTP2.
Quase vinte anos depois de “Ao Paredes Confesso” (2002), o contrabaixista Bernardo Moreira editou em Maio de 2021 o álbum “Entre Paredes”, que o músico descreve como uma conclusão sobre a sua própria experiência enquanto ouvinte da obra do guitarrista Carlos Paredes. E, se o primeiro disco tinha incursões pela música popular e pelo fado de Coimbra, neste segundo tomo, Bernardo Moreira, que toca actualmente com a cantora Cristina Branco, pisa os terrenos do jazz, conforme explicou à agência Lusa: «Comecei a sentir que a minha maneira de ouvir o Carlos Paredes tinha mudado. A minha vontade era escolher músicos com experiências também na música popular portuguesa e o nosso esforço era ir ao encontro do Carlos Paredes em vez de obrigar o Carlos Paredes a vir ter, na altura, com um sexteto de jazz. Acho que este disco é muito diferente do outro, porque tem esse caminho inverso em que somos nós que vamos para esse território».
O álbum “Entre Paredes” já foi alvo de apreciação nas nossas páginas – podem ler mais neste link. O que nos motiva a nova publicação é a transmissão integral da data em que o sexteto comandado por Bernardo Moreira apresentou o disco no Coliseu do Porto e que a RTP2 gravou e, graciosamente, disponibilizou para visualização integral. Para ver o concerto, basta entrar no site oficial RTP Play.
Neste concerto, tal como no disco, Bernardo Moreira contou com os músicos João Moreira (trompete), Tomás Marques (saxofone), Ricardo J. Dias (piano), Mário Delgado (guitarra) e Joel Silva (bateria).