Ergon Guitars, Fresh Start em 2023

A Ergon Guitars vai estrear nova oficina no Algarve e Adriano Sérgio começou a agendar as primeiras presenças em convenções do próximo ano.

Em 2019, numa conversa enquadrada na AS (publicação da qual era editor), o Adriano Sérgio garantia-me estar super satisfeito com o que estava a acontecer com a Ergon. «Está a crescer. Quero tentar crescer devagar, ao meu ritmo, estou bastante sólido, tenho bastantes encomendas».

Nesse ano, o luthier lançou uma muito aplaudida série fotográfica de nus artísticos com as suas guitarras e, por mais que o reconhecimento nacional seja bom, o reconhecimento internacional tem outra dimensão e chegou com um artigo de capa da Premier Guitar (passe a publicidade gratuita). A revista disponibilizada integral e gratuitamente online, que ainda podem ler na edição de Fevereiro de 2019 da Premier Guitar.

Além disso, 2019 terá sido dos anos em que a Ergon Guitar mais kms de estrada palmilhou no planeta. De resto, esse chamamento do open road vem dos tempos de roadie do construtor que, antes de se dedicar totalmente à luthearia, passou 20 anos como stage hands e guitar tech de malta como os Type O Negative, Anthrax e Ozzy Osbourne, para citar apenas alguns.

Com o aproximar do final desse ano, Adriano Sérgio criou um grupo, com o Michael Spalt e o Ulrich Teuffel, para ir à NAMM 2020. A ideia foi a de ter na exposição o seu próprio espaço com essas duas pessoas e ainda um convidado especial diferente em cada ano. Já falámos com maior detalhe dessa colaboração e da sua recente passagem na NAMM 2022, quanto apresentámos as guitarras da colecção Gold.

Outra coisa que estava a acontecer com a Ergon e estava numa fase muito embrionária era a criação de uma “aldeia” de construtores. Para pessoas que virão da Alemanha, da Áustria, de Itália. «Estou à procura de uma aldeia que, no fundo, seja um Luthier Village. Já ando há procura do sítio há algum tempo, só quando encontrar o sítio certo é que vou pôr as coisas em prática. E também é um investimento a longo prazo, é capaz de ser assim o meu último projecto grande. Será suposto fazer workshops com construtores internacionais e tudo isso. Mas ainda é tudo muito prematuro», dizia o Adriano.

Se as coisas a este respeito ainda estavam muito no seu início, foram ainda mais retardadas pelo caos instalado pela pandemia. Todavia, o primeiro passo foi agora anunciado pelo luthier, que vai mudar-se de armas e bagagens para Loulé, no Algarve, já em 2023. Adriano Sérgio também já confirmou a sua presença na cimeira MIGS, o Guitar Show de Montreaux. Com a NAMM 2023 agendada para Abril, ainda teremos que esperar algumas semanas para conhecer os detalhes da nova colecção Projects Of Three.

Podem acompanhar as novidades no website oficial da Ergon Guitars.

Um pensamento sobre “Ergon Guitars, Fresh Start em 2023

Leave a Reply