ESP Guitars, As Assinaturas de Alexi Laiho

Os modelos Alexi Ripped e Alexi Hexed, assinaturas de Alexi Laiho estreadas em 2021, chegam em versões LTD e ESP Custom Shop; o primeiro também surge numa versão E-II.

A notícia foi tornada pública no dia 04 de Janeiro. Alexi Laiho, o ex-vocalista, guitarrista e líder dos finlandeses Children Of Bodom, falecera no dia 29 e Dezembro de 2020. O músico morreu na sua casa em Helsínquia, na Finlândia, aos 41 anos, tendo, segundo um comunicado de imprensa, «sofrido de problemas de saúde de longo prazo nos últimos anos». A LOUD! traduzia as comunicações oficiais, «Estamos totalmente arrasados com a morte repentina do nosso querido amigo e colega de banda», diziam os companheiros de Alexi nos Bodom After Midnight, Daniel Freyberg, Mitja Toivonen e Waltteri Väyrynen. «As palavras não chegam para descrever este choque e a profunda tristeza que sentimos». A irmã do músico acrescentava: «Estamos todos absolutamente chocados e arrasados. Pedimos privacidade e compreensão durante estes tempos difíceis. O funeral do meu irmão mais novo será privado. O Alexi era um marido e pai mais amoroso e magnífico. Os nossos corações estão eternamente partidos», diz Kelli Wright-Laiho.

Alexi Laiho e o baterista Jaska Raatikainen fundaram os Children Of Bodom em 1993 e o grupo transformou-se num dos nomes do metal finlandês mais aclamados internacionalmente até ao seu último concerto, em Dezembro de 2019. No ano seguinte, Alexi criou os Bodom After Midnight, que gravaram três canções e filmaram um vídeo-clip, lançado postumamente. Premiado com um Metal Hammer Golden Gods e vários outros prémios a nível internacional, o guitarrista também foi a estrela e compositor principal de uma peça para concerto intitulada “100 Guitars From Hel”, tendo liderado um grupo de cem guitarristas no Festival de Helsínquia em 2015.

Já em Setembro passado, a ESP Guitars anunciou novos modelos com a assinatura do falecido guitarrista. Os modelos Alexi Ripped e Alexi Hexed chegarão em versões LTD e ESP Custom Shop; o primeiro também surge numa versão E-II. As guitarras começaram a ser desenvolvidas com a contribuição de Laiho mais de um ano antes da sua morte. «Ele estava muito entusiasmado com os novos modelos», referiu em comunicado Tony Rauser, Director of Artist Relations da ESP. As guitarras são os primeiros novos modelos na série de assinaturas do guitarrista desde 2013. A Alexi Ripped é o primeiro dos modelos com assinatura do guitarrista a apresentar mais do que um pickup, com um humbucker EMG HZ F-H2 na ponte e um single-coil EMG HZ S2 no braço. A guitarra tem um design neck-through com corpo em alder e braço (de perfil U) em maple. A escala é de ébano e é escalpada entre o 19º e o 24º traste.

As versões de E-II e ESP Custom Shop têm em grande parte as mesmas características, embora esta última seja construída artesanalmente. Há locking tuners Gotoh, fstrap locks ESP, uma ponte Floyd Rose Original e um switch ESP MM-04 com boost para o circuito activo. Entretanto, a versão LTD possui afinadores Grover, ponte Floyd Rose 1000 e um switch de três vias. É construída na fábrica da ESP no Japão. Construída em torno de um único EMG HZ F-H2 (humbucker passivo), diz a marca que o modelo Alexi Hexed proporciona «uma excelente presença e clareza com uma resposta incisiva». Este modelo também tem corpo em alder, um braço maple (de três peças) e escala em ébano parcialmente escalopada. A versão LTD possui afinadores Grover e ponte Floyd Rose 1000 double locking, enquanto que a versão ESP Custom Shop tem afinadores de bloqueio Gotoh, strap locks ESP, ponte Floyd Rose Original e também o switch ESP MM-04 com boost para o circuito activo. Mais detalhes na ESP.

Leave a Reply