Corpos de Basswood, braços maple em ‘V’ e opções de comutação versáteis são os principais specs destes novos modelos MIJ Stratocaster e Telecaster, inspirados nos reissues vintage da década de 80 da Fender japonesa.
A tradicional Winter NAMM de Janeiro não teve lugar em 2022, avançando para o próximo mês de Junho para se fundir com a edição de Verão, deixando antever que não haverá exposição de Nashville. Ainda assim, esta é a época de anúncios de novos produtos e catálogos anuais das marcas. Nesse sentido, as Specialty Brands da Fender Musical Instruments Company já apresentaram os seus catálogos anuais. Podem conferir (clicando nas hiperligações) as novidades da Gretsch Guitars, da Charvel Guitars, da Jackson Guitars e da EVH Gear. A FMIC está também a celebrar os 40 anos da Squier em grande estilo e já revelou a Squier 40th Anniversary Collection. Este ano celebra-ase também o 60º aniversário do design Jaguar, que a marca também assinalou com pompa, além de também ter remodelado a sua gama de guitarras acústicas Paramount.
Mas o que aqui nos interessa é que a Fender apresentou também a JV Modified Series, uma nova gama inspirada nos modelos vintage reissue construídos pela Fender Japan nos anos 80. Também esta gama é construída no Japão e é composta por quatro modelos, cada um disponível num único acabamento: a Stratocaster HSS dos anos 50, a Stratocaster dos anos 60, a Telecaster dos anos 50 e a Custom Telecaster dos anos 60. Há aqui uma série de ajustes aos esquemas tradicionais da marca, incluindo corpos em basswood – uma madeira raramente encontrada no catálogo Fender – e braços de maple bem espessos em perfil “V”, com polimento acetinado e escalas de raio 9.5″ atravessadas por trastes médio jumbo.
Afinadores com bloqueio de tipologia vintage e várias opções de switching também populam os quatro instrumentos. A série JV Modified ficou disponível a partir de Março de 2022. Vamos resumir aqui as guitarras…

Fender JV Modified ’50s Stratocaster HSS | Abordagem hot-rod a uma Strat da década de 50, com um par de pickups single-coils de carácter vintage no meio e no braço e um poderoso humbucker na ponte. Este pode ter as bobinas divididas, através de sistema push-pull no segundo botão de tone. O tremolo é sincronizado em seis pontos e possui saddles de aço dobrado. O acabamento é um 2-Color Sunburst.

Fender JV Modified ’60s Stratocaster | Neste deslumbrante modelo Olympic White abundam as sensações hendrixianas. Também aqui o segundo botão de tone encerra várias possibilidades. Este sistema push-pull acrescenta o pickup do braço a qualquer outra posição – uma opção cada vez mais popular que, de resto, tornou a American Performer Stratocaster numa proposta super aliciante. De resto, os specs são os mesmos da versão HSS acima descrita.

Fender JV Modified ’50s Telecaster | Os olhos também comem, não é verdade? E esta acabamento White Blonde com o pickguard dourado deixa-nos de barriga cheia. Também há muito aparato no que diz respeito aos pickups, afinal os dois single-coils (de carácter vintage) podem ser ajustados com o switch de quatro vias de modo a operarem em série ou paralelamente. Além disso, o controlo push-pull no botão de tone permite que os pickups sejam dentro ou fora de fase. No hardware sobressai a ponte com as três barrel saddles em bronze.

Fender JV Modified ’60s Custom Telecaster | A única oferta de escala em rosewood na gama JV é electronicamente idêntica à versão dos anos 50 (o modelo anterior), com as mesmas opções de comutação série/paralela e dentro/fora de fase. A ponte também é a mesma, mas a versão dos anos 60 tem o seu próprio toque estético, com um acabamento Firemist Gold com duplo binding.
3 pensamentos sobre “Fender JV Modified Series (MIJ)”