O baixista, multi-instrumentista e prolífico compositor Frederico Heliodoro – um dos mais vibrantes ases do jazz actual – passa nos Timbuktu Studios para uma masterclass e concerto.
Um dos maiores instrumentistas da nova geração do jazz transatlântico, o contrabaixista, guitarrista, produtor e compositor Frederico Heliodoro vem-se destacando no cenário musical brasileiro e internacional desde 2007. Considerado um dos artistas mais produtivos da sua safra, o baixista possui cinco álbuns completamente autorais e está acyualmente a ultimar um novo trabalho, a ser lançado em 2023.
Actualmente, Frederico é baixista da banda do conceituado guitarrista norte-americano Kurt Rosenwinkel, com quem tem andado em digressão por todo o mundo, a promover o álbum “Caipi” (Heartcore Records, 2017). Heliodoro também tem feito digressões como integrante da Louis Cole’s Big Band. Apresentou-se na Alemanha, em 2017, na banda Spider’s Egg, ao lado de Pedro Martins, Genevieve Artadi, David Binney, Sebastian Gille e António Loureiro através do ‘Jazz Meeting’ anual realizado pela rádio alemão SWR.
Por cá, Heliodoro contribuiu com uma composição para “Kinetic”, disco que em 2020 reinventou a linguagem de André fernandes. Bem escudado por Perico Sambeat (saxofone), Xan Campos (pianos), Frederico Heliodoro (baixo) e João Pereira (bateria) na densidade de condução a piano de “Wiccano”, no pulsar ambiental de “Future”, o swing melancólico de “Sadcess”, a sofisticação que parece extraída das páginas de Corto Maltese em “Rainy Night, Neon Lights”, o Frank Zappiano “Savassi”, etc, o guitarrista não só mostra uma tremenda elasticidade estética e uma capacidade criativa sem paralelo, como ainda nos deixa discos de tremenda solidez na execução como é “Kinetic”.
De volta ao baixista, depois da passagem pela Escola Profissional de Música de Espinho, no dia 27 de Janeiro, segue-se uma visita a Lisboa. No dia 30 de Janeiro de 2023, nos Timbuktu Studios, Heliodoro começará por realizar uma masterclass. Com início às 17h, estará limitada a vinte pessoas, com um custo de €20. Depois, pelas 19h, chegam os concertos: o primeiro a solo e depois com banda. Também como limitação de 20 pessoas, a admissão para os concertos vale €10.
Mais info sobre o estúdio na página oficial dos Timbuktu. Só é possível adquirir lugar através de reserva para o email: estudiotimbuktu@gmail.com