A 3ª Edição da MONsTRA Luthiers

É já em Fevereiro, em Coimbra, que decorre a edição de 2023 da MONsTRA Luthiers da ASMUSITEC, que pretende ser simultaneamente uma mostra e montra para os trabalhos realizados por luthiers ou artesãos na área dos instrumentos musicais ou equipamentos relacionados com a música.

A 1ª edição da Mo(n)stra, realizada em 2019, contou com 20 expositores, de norte a sul de Portugal, onde estiveram expostos por exemplo: guitarras eléctricas e acústicas, baterias, pedais de efeitos, colunas, instrumentos de percussão, instrumentos tradicionais, e outros acessórios diversos. A pandemia impediu assembleia no ano seguinte, mas em 2021, a ASMUSITEC (Associação de Músicos e Técnicos), entidade sem fins lucrativos, organizou a 2ª edição nos dias 16 e 17 de Outubro.. Entre os presentes estiveram, por exemplo, Fernando Meireles – Luthier, a Futone Guitars, Rui Silva GuitarsGroove Drum Co. ou Cândido Jacob Luthier.

Novo pulo em 2022 e 2023 traz consigo a 3ª edição do evento, que será também realizado num novo espaço: no Conservatório de Música de Coimbra. Os pressupostos são os mesmos. A MO(n)STRA DE LUTHIERS, organizada pela ASMUSITEC – Associação de Músicos e Técnicos, é uma mostra de trabalhos realizados por luthiers/artesãos na área dos instrumentos musicais ou equipamentos relacionados com a música. Pretende-se desta forma, fomentar o empreendedorismo de actividades de idealização, criação, produção e fabrico de instrumentos e outros equipamentos ou serviços ligados à atividade musical e do espetáculo, desenvolvidos de forma artesanal em pequena escala, promovendo a sua apresentação e aproximação aos potenciais interessados.

Entre os construtores já inscritos para esta edição, destaca-se a estreia no evento da R Guitar Spa, um pequeno atelier de construção de guitarras e de venda de madeiras para luthiers. As presenças já habituais da DaRibeira – Guitars & Cabinets, construtor de colunas de madeira maciça personalizadas para guitarra e teclados, e guitarras elétricas personalizadas, e das palhetas focadas na sustentação ambiental MARS PICKS. A Laborda Guitars, boutique da Figueira da Foz, é um dos veteranos da MON(s)TRA, tal como a Daro Guitars, ambas novamente presentes.

Era um namoro antigo e que agora se concretiza: a presença na MON(s)TRA das @roidz_guitars. Guitarras premium feitas à medida, sem limites para a imaginação, e de qualidade superior. O profisionalismo, talento e simpatia do João Oliveira são imagens de marca da Clínica da Guitarra e da ROIDZ. Nos pedais conta-se a boutique nacional Tonewave e a estreia da Pedalógica, construtor de pedalboards artesanais em madeira.

Pela primeira vez a MON(s)TRA irá contar com a presença de construtores de gaitas de foles e outros instrumentos de sopro tradicionais, nomeadamente dos Sons da Música – Construtores de Instrumentos Musicais. Outra estreia são os R.L. instrumentos artesanais, de Vila Nova de Poiares, dedicados à construção de instrumentos tradicionais de percussão e sopro. Jose Marques Custom Guitars é outra estreia nos expositores. Trata-se de um construtor de guitarras clássicas de concerto, entre outros instrumentos artesanais, que promove uma mistura única de som tradicional com inovações modernas.

«Um instrumento musical deve ser construído para uma vida», é o lema de Diogo Valente, responsável pelos Instrumentos Valente, que em Estarreja constrói artesanalmente instrumentos de corda que aliam tradição e design e estará presente em Coimbra. Fernando Meireles – Luthier é um nome incontornável na construção de instrumentos de cordas em Portugal, da sanfona ao cavaquinho, da guitarra de fado ao bandolim. FF Saldanha, é um músico multi-instrumentista de excepção que aplica também o seu talento à construção de cajons.

Por fim, um dos regressos mais esperados à MON(s)TRA LUTHIERS: Andy Manson Custom Guitars! Andy Manson é um luthier inglês, a residir há uma década na Zona Centro de Portugal, reconhecido mundialmente como um dos construtores de guitarras mais importantes das últimas décadas. Tornou-se tanto mais conhecido quanto clientes mais célebres foi tendo. Desde logo, Jimmy Page e John Paul Jones, dos Led Zepellin Mas há mais, bem mais: «O Ian Anderson [Jethro Tull] deve ter umas seis guitarras. Quem mais? O Mike Oldfield tem duas. O Matt Bellamy, dos Muse, também duas. O Andy Summers dos Police também. Não me lembro de todos… O Josh Homme, dos Queens of the Stone Age. O John Paul Jones tens umas 15 [risos]. O Jimmy Page tem uma». A não perder na 3ª edição da MON(s)TRA LUTHIERS ASMUSITEC, nos dias 11 e 12 de Fevereiro, no Conservatório de Música de Coimbra!

A foto de Andy Mason (que ilustra o artigo) é de Miguel Manso.

Leave a Reply