No dia 17 de Julho de 1993, os Guns N’ Roses encerraram a gigantesca Use Your Illusion Tour. A segunda noite seguida em Buenos Aires, parte da leg Skin N’ Bones, foi a última vez que Axl Rose e Slash estiveram juntos em palco, até à reunião de 2016, e o fim de uma era que jamais regressará, quando os Guns eram a mais colossal banda do mundo.
Clark Street, Chicago, 1989 – Axl Rose quebrou o seu regime de reclusão. Earl Gabbidon (o seu segurança privado), Tom Mayhew (road manager) e Steven Adler estão no quarto do vocalista a altas horas da madrugada. Ouvindo barulho, Slash dirige-se ao local, onde encontra o grupo com duas miúdas «happy-go-lucky», como as descreve, às quais é sugerido fazer sexo com os homens ali reunidos. Elas apenas concedem em praticar sexo oral a todos eles. Axl Rose explode de raiva e expulsa violentamente as jovens, confessa Slash na sua autobiografia: «A proporção que tudo ganhou foi completamente desnecessária. Para ajudar, o pai de uma das miúdas era chefe de polícia em Chicago, alguém me disse. Na final da manhã seguinte, arrumei as minhas coisas e apanhei um voo de regresso a Los Angeles».
A digressão de promoção a “Appetite For Destruction” (AFD) tinha terminado, fechando um ciclo de sucesso retumbante, ditado pelo explosivo álbum de estreia da banda. O comportamento tendencialmente auto-destrutivo da banda necessitava de ser impedido de propagar-se durante um prolongado tempo de inactividade e, por outro lado, era necessário manter a banda nos píncaros de adoração pública. Além disso, AFD tinha deixado várias composições da banda de parte, composições como a épica “Civil War” ou um esboço, ainda sem a magnitude orquestral, de “November Rain”. Assim, era imperativo colocar os Guns N’ Roses a trabalhar num novo álbum e impedir que cada um dos membros encontrasse a melhor forma de sucumbir aos seus “fun and games” de eleição. Por isso, o management decidiu mudar a banda, em segredo, para Chicago, onde poderia trabalhar longe do escrutínio dos media, do público e dos vícios da Cidade dos Anjos.
As sessões de Chicago foram um desastre. A banda mudou os seus hábitos para a noite do Midwest, passando noite após noite em excessos de consumo, com Slash e Duff empenhados em rebentar o stock dos bares próximos à “residência” da banda e Steven Adler como o mais destacado dependente de narcóticos da banda (o que faria com que nem gravasse as sessões finais de estúdio, além de “Civil War”). Izzy Stradlin começou aí o seu progressivo processo de isolamento e Axl Rose tinha uma participação errática, no mínimo, nos ensaios. O frontman iniciou aqui uma maior obsessão com o piano, enquanto Slash, nunca o escondeu, não pretendia afastar-se da alta intensidade de guitarras do primeiro álbum. Consequentemente, cada um começou a considerar que o outro não se estava a empenhar totalmente na criação do álbum.
As diferentes visões sobre o som e o rumo da banda acabaram por resultar num quádruplo LP, lançado em duas partes. Apesar de não ter sido estrondoso como o do álbum de estreia, o sucesso comercial dos álbuns “Use Your Illusion” foi notável. Todavia, a digressão gigantesca que se seguiu e o tremendo stress a que os músicos foram sujeitos, agravado pela deterioração das relações entre cada um deles, destruiu a banda…
Get In The Ring
Uma digressão que correu o mundo inteiro (uma das maiores de sempre na história) e que passou em Lisboa, no antigo Estádio José de Alvalade, a 2 de Julho de 1992. Os Guns N’ Roses eram a maior banda do mundo e, aproveitando uma queda de Axl Rose, a imprensa nacional dedicou-se, durenta anos, a denegrir aquilo que foi o concerto. A imprensa especializada, já no início da sua presunção snob e na altura devotada aos movimentos de Seattle e do britpop – o new wave do new wave – decidiu criar uma narrativa que, anos mais tarde, com o bootleg dessa noite a surgir nos canais de streaming, é facilmente desmontada. Dito isto, o concerto foi fértil em incidentes. Era todos, quase sempre.
No dia 2 de Setembro de ’92, a banda tocou para 48.000 fãs, no Florida Citrus Bowl, em Orlando, uma das 26 datas da leg desta digressou que levou os Guns N’ Roses a tocar em estádios com os Metallica. No final do concerto, a polícia informou que 200 pessoas tinham sido tratadas por ferimentos ligeiros e que mais quatro tinham sido presas por delitos menores, mas as autoridades da cidade estavam satisfeitas com os poucos danos. Afinal, poderia ter sido muito pior, se nos recordarmos de que durante o concerto anterior dos Metallica, em Orlando, os fãs destruíram assentos no valor de 38.000 dólares, na Orlando Arena. E isso nem sequer se compara à violência que irrompeu em Montreal, um mês antes do concerto no Citrus Bowl, na noite em que os fãs dos Guns N’ Roses se revoltaram e James Hetfield pegou, literalmente, fogo!
Skin N’ Bones
A Use Your Illusion Tour encerrou no dia 17 de Julho de 1993, no Estádio Monumental, do River Plate, na Argentina. Foi a segunda de duas datas consecutivas em Buenos Aires. Foi o fim da segunda era dos Guns N’ Roses. Foi a última vez que Slash e Axl Rose pisaram juntos um palco, até à reunião de 2016. Izzy Stradlin’ saíra logo no início da digressão, em Novembro de 1991. Slash ainda gravou o disco de covers (“The Spaghetti Incident?”, 1993), mas este não foi promovido em concertos. O guitarrista ainda participou nas sessões de gravação de “Sympathy For The Devil”, mas finalmente abandonou a banda quando terminou o seu trabalho, em 1996. Um ano depois Duff McKagan decidiu-se a fazer o mesmo.
30 anos depois daquela noite na capital da Argentina, os Guns N’ Roses parecem ter ficado perdidos no tempo. A reunião de 2016 e os sucessivos concertos têm sido meritórios, dignos do seu legado. Toda a gente espera um novo álbum dos Guns N’ Roses, cada um dos músicos já o prometeu, mas será isso uma boa ideia? “Hard Skool” e “Absurd” fazem temer o pior, principalmente se viajarmos de volta a 1993, quando ainda eram a mais colossal banda do planeta. Eis o alinhamento, cheio de solos e jams pelo meio, do histórico concerto de Buenos Aires (que podem disparar no player seguinte): Nightrain; Mr. Brownstone; Yesterdays; Live and Let Die; Welcome To The Jungle; Double Talkin’ Jive; Dead Flowers; You Ain’t The First 09; You’re Crazy 10; Used To Love Her; Patience; Knockin’ On Heaven’s Door; November Rain; Dead Horse; You Could Be Mine; Sweet Child O’Mine; Paradise City.