Imagens raras de arquivo, captadas no Citrus Bowl, em Orlando, em 1992. Uma das datas da épica (e marcada por violência) digressão dos Guns N’ Roses com os Metallica. Quatro malhas de AFD, lingerie na cara de Axl Rose e ainda “Live and Let Die”, num dos períodos áureos dos gunners.
No Verão de 1992, os Guns N’ Roses estavam a meio da sua gigantesca digressão promocional ao quádruplo LP “Use Your Illusion”. Uma digressão que havia começado no início de 1991, com dois concertos no Rio de Janeiro, e não terminaria até meados de 1993. No dia 2 de Setembro de ’92, a banda tocou para 48.000 fãs, no Florida Citrus Bowl, em Orlando, uma das 26 datas da leg que levou os Guns N’ Roses a tocar em estádios com os Metallica. E agora os 20 minutos iniciais desse concerto apareceram online.
A filmagem, que contém algumas falhas de áudio nos momentos iniciais, começa com a apresentação da banda e o concerto arranca com um trio arrebatador de malhas de “Appetite For Destruction”. Ouvimos o icónico grito de Axl Rose, «YOU KNOW WERE THE FUCK YOU ARE?» e inicia-se “Welcome to The Jungle”, seguida por “Mr. Brownstone”, “It’s so Easy” e, no final destas raras imagens, “Live and Let Die”. O filme, supostamente, surgiu de um excerto que a banda ofereceu às estações de TV locais para usar durante as suas reportagens sobre o concerto e mostra que os Guns N’ Roses no auge dessa época da banda, que poucos meses antes enfrentara a saída de Izzy Stradlin, e a produção megalómana cuja formação expandida incluía, pelo menos, os 13 músicos que se contam no palco para tocar “Live And Let Die”.
Vale a pena ver (pelo minuto 13), durante “It’s So Easy”, quando uma peça de roupa íntima feminina (um par de cuecas ou um sutiã), atirada da multidão, aterra no microfone de Axl e acaba grudada à cara do irascível frontman no momento em que ele grita a frase «Fuck Off!». É um momento bonito.
Já no final do concerto, a polícia informou que 200 pessoas tinham sido tratadas por ferimentos ligeiros e que mais quatro tinham sido presas por delitos menores, mas as autoridades da cidade estavam satisfeitas com os poucos danos. Afinal, poderia ter sido muito pior, se nos recordarmos de que durante o concerto anterior dos Metallica, em Orlando, os fãs destruíram assentos no valor de 38.000 dólares, na Orlando Arena. E isso nem sequer se compara à violência que irrompeu em Montreal, um mês antes do concerto no Citrus Bowl, na noite em que os fãs dos Guns N’ Roses se revoltaram e James Hetfield pegou, literalmente, fogo!
Seja como for, eis 20 minutos dos Guns N’ Roses próximos do seu melhor e numa era da música que jamais voltará. Dispara o player…
Um pensamento sobre “Guns N’ Roses, No Citrus Bowl em ’92 (Bootleg)”