“Diva” celebra 25 anos e a Larvae Records vai reeditar de forma sumptuosa o icónico álbum de estreia dos Heavenwood. Nova edição remasterizada para surgir pela primeira vez em vinil, além dos formatos CD e cassete.
Os Disgorged foram formados em 1992 e editaram duas demo tapes, “As Illusive As A Dream” (1994) e “Emotional Wound” (1995). As maquetas captaram a atenção da Massacre Records. Então, em 1996, o grupo mudou de nome a conselho da label que considerava que a sua designação os ligava demasiado ao death metal. Com uma sonoridade mais melódica e próxima do gothic metal e do doom, influenciados pelo triunvirato britânico da Peaceville (Paradise Lost, My Dying Bride e Anathema) e marcados pelo suicídio de Rui Santos, o seu baixista, os portuenses estrearam-se com “Diva”, sob a designação Heavenwood, numa alusão a Judith Heavenwood, primeiro tema da demo “Emotional Wound”. Quanto a “Diva”, o álbum possui uma notável inspiração melódica, bastante solidez rítmica e estrutural, com os riffs de guitarra bem dinamizados com os teclados. Acabou por tornar-se um dos maiores pilares do metal português, um daqueles para ladear “Abstract Divinity”, dos Thormenthor.
Para celebrar os 25 anos que passam da sua edição original, a Larvae Records juntou-se aos Heavenwood para remasterizar o disco e libertá-lo em formato triplo, cassete, CD e, pela primeira vez, em vinil, que terá duas opções de acabamento, o tradicional preto e um cativante vermelho rubro. Na capa, Judith, a figura angelical feminina, uma menina em 1996, surge agora mais velha. A editora proporciona também uma edição box-set que descreve em press release: «Para além da já usual parafernália de memorabilia diversa disposta ao longo de extensos booklets com o habitual tratamento Larvae [desta vez em estreita parceria com a Avantegarde]. Os seguidores die hard terão ainda ao seu dispor uma box desta edição com conteúdo adicional exclusivo e que promete ser o nosso lançamento mais opulento até à data!» Dentro da box, e como extras, estará uma t-shirt exclusiva, embroidered cut-out patch, enamel pin, postais e fotos promocionais.

Os actuais constrangimentos na produção do vinil impedem a divulgação de datas de abertura de pré-vendas e lançamento efectivo de uma edição luxuosa que se destina a assinalar os vinte e cinco anos sob a edição de “Diva”, que estará ainda acompanhada, num dos pontos altos desta reedição, pelas duas demo tapes dos Disgorged, as já citadas “Emotional Wound”, de 1995, e a sua antecessora, “As Illusive As A Dream”, de 1994 – que incluirá dois temas extra regravados. No player podes disparar a reedição do 20º aniversário, que já incluía três versões demo.
Um pensamento sobre “Heavenwood, As Bodas de Prata de “Diva””