Hermeto Pascoal

Hermeto Pascoal @ CCB 2022 [Bootleg]

Concerto de tremenda criatividade e vigor instrumental, a passagem do lendário músico brasileiro Hermeto Pascoal por Lisboa, em 2022, pode ser vista integral e gratuitamente na excelente gravação da RTP.

A RTP disponibilizou a gravação do concerto que Hermeto Pascoal e o seu grupo deram no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a 3 de Junho de 2022. A jazz.pt esteve lá: confiram o que então foi escrito acerca do concerto.

Aos 87 anos, o lendário multi-instrumentista, arranjador, improvisador e compositor brasileiro vibra e dança em palco como um jovem; toca teclado, piano, flauta baixo, escaleta, sanfona de oito baixos e uma infinidade de outros instrumentos, com uma formação que mantém a mesma tradição desde os anos 1970. Com uma carreira que se iniciou em 1950, em Recife, granjeou notoriedade internacional ao participar no disco “Live-Evil”, de Miles Davis, que considerou Hermeto «o músico mais impressionante do mundo».

Para além da troca de batidas e de canções, a influência mútua entre Miles e Hermeto deu-se em muitos domínios, todos relacionados com a quebra de fronteiras, com a liberdade. Ao primeiro disco de Pascoal editado em nome próprio – em que ao piano, flauta, saxofones e vários instrumentos de sopro e percussão, juntou gravações de patos, gansos e outra bicharada – seguiu-se o consagrador “Missa Dos Escravos” e, na malha título, “tocava” porcos, apertando-os para os fazer grunhir.

Ambos os discos parecem, à primeira vista, magníficos exemplos da fusão entre o jazz e o rock progressivo que vingava na época, mas, na sua superfície polida, mostram fissuras por onde se infiltram estranhezas, sons e harmonias inesperadas. Ao vivo, as composições mais ou menos acessíveis dos seus discos explodem no ar, e o que resta é o torrencial, o incompreensível, o imprevisto.

Hermeto formou importantes grupos, entre os quais o Quarteto Novo (1967) e o Brazilian Octopus (1969). Hermeto Pascoal criou conceitos como música universal, cifragem universal, música da aura, música dos ferros e método do corpo presente.

Oportunidade para revermos a atuação ao vivo de um mestre da música que transcende fronteiras. A gravação já está disponível na RTP Palco.

Leave a Reply