“Astro Creep: 2000 – Songs of Love, Destruction and Other Synthetic Delusions of the Electric Head”, o último e mais genial disco dos White Zombie que imortalizou a ICJ100WZ, a Ibanez Guitars de assinatura de Jay Yuenger e o seu vibrante acabamento Galactic Green.
Originalmente editado a 11 de Abril de 1995 pela Geffen Records, o quarto (e final) álbum do quarteto então formado por Rob Zombie na voz, Jay Yuenger na guitarra, Sean Yseult no baixo e John Tempesta na bateria. O muito aplaudido sucessor de “La Sexorcisto: Devil Music Volume One”, o disco lançado três anos antes que catapultou o nome da banda via MTV, foi gravado num período não especificado em 1994, nos estúdios NRG, em Los Angeles, Califórnia. O produtor norte-americano Terry Date assumiu as rédeas, uma mudança depois do trabalho de Andy Wallace no disco anterior.
Uma mudança, aliás, que nas palavras da LOUD! elevou os White Zombie «a um patamar superior de intensidade e nuance, acabando por transformar-se no ápice da carreira do grupo e dando o mote para o seu dar início a um bem sucedido percurso a solo que mantém até aos dias se hoje. Neste caso não há grandes dúvidas — basta uma audição para perceber que o “Astro Creep: 2000” soa exactamente como a obra de arte que adorna a capa: um pesadelo caleidoscópico e ultra-vívido, feito de riffs pesados, uma vibe industrial latente e toneladas de groove. Camada após camada, sample após sample, continua a ser um trabalho de génio… Quiçá o mais genial de todos os assinados pelo Sr. Zombie». O disco imortalizou ainda a Ibanez Iceman de Yeunger, principalmente no vibrante acabamento Galactic Green, que aqui destacamos…
A ICJ100WZ é um modelo de guitarra eléctrica de corpo sólido da série Iceman, introduzido pela Ibanez no catálogo de 1996. Foi o modelo de guitarra assinatura de Jay Yuenger, também conhecido simplesmente como “J”. É o único modelo de assinatura de Ibanez feito para Yuenger. A ICJ100WZ é baseada na clássica forma Iceman, que fora relançada em 1995.
Apresenta um corpo de mogno com tampo em maple acoplado a um braço fixo também em maple (três peças). A escala em ébano, de 24¾”, é percorrida por 22 trastes e block inlays. Os componentes incluem uma ponte tremolo (double locking) Lo-Pro Edge e dupla de humbuckers Ibanez – HB2 na ponte e V7 no braço – com capacidade de divisão das bobinas nos controlos de volume, aos quas se juntava um master tone. Pestana Top-Lok III e afinadores Goth SG38.
Na época, Yuenger explicou que foi atraído pelo formato Iceman não por causa de Paul Stanley dos KISS, como muitos supõem, mas sim por Andy Wempler da banda punk hardcore, Necros. Uma influência secundária foi o guitarrista dos Cheap Trick, Rick Nielsen, retratado com uma Iceman na contracapa do icónico “Cheap Trick at Budokan”, que Yuenger diz ser o primeiro álbum que comprou.
A ICJ100WZ foi descontinuada no final de 1999. Acredita-se que apenas 70 réplicas destes instrumentos Made In Japan foram construídas em cada um dos quatro anos em que esteve em produção, num total de 280 guitarras.
