Iommi, As Origens dos Sabbath e Porque Só os Led Zeppelin Aceitaram Bonham

Durante um recente programa na BBC Radio, Tony Iommi fez uma retrospectiva aos primeiros dias da sua carreira, recordando a cena das Midlands inglesas, a fundação dos Black Sabbath e aquilo que levava John Bonham a ser despedido de cada banda em que entrava…

Questionado sobre a lendária época de meados dos anos 60, quando se firmaram as raízes de tanta bandas que, mais tarde, se tornariam ícones do rock, sobre o início dos Sabbath e até sobre Robert Plant e John Bonham, também oriundos das Terras Médias da Velha Albion, Iommi recordou: «Sim, era uma cena pequena, mas sólida, em Birmingham, na altura. Havia, como se diz, uma energia. Recordo-me da Band Of Joy, a banda do Robert Plant e do John Bonham. Costumava ver o John regularmente, porque havia uma sala onde tocávamos em semanas alternadas. E, de duas em duas semanas, havia outra banda a tocar lá. Muito frequentemente, o John estava numa nova banda, porque tinha durado uma semana [na anterior], tendo sido despedido por tocar demasiado alto. Quando lá regressávamos para tocar, já ele estava noutra banda».

Sobre o início dos Sabbath, que ainda demorou alguns anos depois de Iommi ter começado a tocar com Bill Ward, o guitarrista recorda que foi Ozzy que pôs um anúncio algures: «Fomos a uma loja de música à procura de um cantor e vimos este anúncio, que dizia ‘Ozzy Zig procura banda’. Disse ao Bill, ‘Conheço um Ozzy dos tempos da escola, mas não pode ser ele’. Nunca o tinha visto cantar, nem nada. De qualquer forma, fomos a casa do Ozzy e foi a mãe dele que nos abriu a porta, ‘Johnny, é para ti’, ele apareceu no corredor, vi-o e disse ao Bill, ‘Esquece, eu conheço-o’. Não fazia a mínima ideia de que ele podia cantar, pensei que era uma piada. Então, basicamente, falámos um pouco com ele e fomos embora. E o Bill disse: ‘O que se passa?’. Respondi, ‘Bem, frequentava a mesma escola que ele. Tanto quanto sei, nunca ouvi falar dele a cantar. Acho que não vale a pena».

Mas as engrenagens do destino já laboravam para fazer surgir os Padrinhos do Heavy Metal e então, recorda Iommi, alguns dias depois desse episódio, «o Ozzy apareceu com o Geezer em minha casa, à procura de um baterista. O Bill vivia lá na altura. E eu disse: ‘Bem, o Bill é um baterista’. Então, basicamente, decidimos: ‘OK, vamos experimentar’. E foi o que fizemos. Decidimos experimentar e ver o que acontecia. E foi uma barulheira infernal…»

O resto, é história.

3 pensamentos sobre “Iommi, As Origens dos Sabbath e Porque Só os Led Zeppelin Aceitaram Bonham

Leave a Reply